A DPDHL equipará caminhões elétricos leves com o Sistema de Direção autônoma ZF ProAI, baseado na tecnologia NVIDIA DRIVE™ PX, para transporte e entrega de encomendas de forma automatizada, inclusive para as entregas ao consumidor final. Levar pacotes de um ponto central para os seus destinos finais é considerado o aspecto mais complexo e custoso de entregas de correio e comércio eletrônico.
A DPDHL tem atualmente uma frota de 3.400 veículos elétricos de entrega tipo StreetScooter, os quais podem ser equipados com múltiplos sensores ZF, inclusive câmeras Lidar e Radar que alimentam o sistema ZF ProAI. Isso pode permitir que o veículo utilize inteligência artificial para entender seu ambiente, planejar um caminho seguro à frente, prosseguir ao longo de uma rota selecionada e estacionar sozinho – garantindo que as entregas possam ser feitas com maior precisão e segurança a um custo menor.
“O desenvolvimento de veículos de entrega autônomos demonstra como a Inteligência Artificial (IA) e um aprendizado profundo estão reformulando a indústria de transporte comercial”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Enquanto as compras online continuam a explodir e a escassez de motoristas de caminhões torna-se mais grave, veículos com IA habilitada serão a chave para prover serviços de entrega ao cliente final”, acrescenta Jensen Huang.
“Pesquisa e desenvolvimento acerca de transporte ecológico, econômico e eficiente trarão mudanças dramáticas ao setor logístico,” disse Jürgen Gerdes, Membro do Conselho de Administração da Deutsche Post AG. “A parceria com a NVIDIA e a ZF nos permitirá apoiar de forma responsável esse desenvolvimento, recebendo benefícios a partir dele e reforçando nossa posição como líder de inovação da indústria”, falou Jürgen Gerdes.
“Em sua frota StreetScooter, a Deutsche Post DHL está dando seu próximo passo com nossas gerações atuais e futuras de tecnologia de sensores Surround e cérebro de inteligência artificial ZF ProAI desenvolvido pela NVIDIA”, disse Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF. “O ZF ProAI é o cérebro entre nosso sensor de direção autônoma instalado para detectar e entender o ambiente e nosso controle de movimento com base em uma competência mecânica excepcional – o sistema todo segue nossa abordagem ‘Ver – Pensar – Agir’. Na logística de fornecimento e na entrega final, em que a direção autônoma possui grandes benefícios, bens podem ser entregues independentemente do horário do dia e da equipe de entrega, com mínimo ruído e emissões e, consequentemente, reduzindo significativamente o congestionamento do tráfego nos centros das cidades”, falou o Dr. Stefan Sommer.
Para desenvolver esses veículos de entrega com IA, a DPDHL já configurou seus centros de dados com o supercomputador de IA, NVIDIA DGX-1™, para treinar suas redes neurais. Ele irá, então, executar seus modelos de aprendizado profundo na plataforma NVIDIA DRIVE PX do caminhão. Um veículo de entrega protótipo, apresentado hoje, utiliza seis câmeras, um radar e dois Lidar – todos alimentando o NVIDIA DRIVE PX.
Demonstrações do protótipo de entrega da DPDHL estão acontecendo na Conferência de Tecnologia GPU em Munique até 12 de outubro de 2017.