DHL desenha logística emergencial para auxiliar o Nepal

O Grupo Deutsche Post enviou sua equipe de emergências (DRT, conforme sigla em inglês) a Katmandú, no Nepal, após o terremoto devastador de 7,8 graus de magnitude que matou e feriu milhares de pessoas no país.

A DHL forneceu apoio logístico para ajudar a gerenciar toda ajuda internacional recebida, além de controlar os itens no Aeroporto Internacional de Tribhuvan, em Katmandú, para posterior distribuição pelas organizações locais e internacionais aos cidadãos necessitados.

Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL, ressalta que a escala de destruição em massa do terremoto ocorrido no Nepal paralisou a infraestrutura do país devido à destruição de estradas e aeroportos locais, impondo um enorme desafio logístico para todos os esforços de ajuda. É uma corrida contra o tempo para resgatar vítimas que ainda estão presas nos escombros, bem como para atender aqueles que necessitam urgentemente de assistência e serviços essenciais básicos, tais como assistência médica, alimentos e água.

“A entrada repentina de grandes quantidades de itens de socorro no aeroporto de Katmandú coloca a prova a capacidade local de distribuir esses itens em tempo hábil, de modo que cheguem até os indivíduos necessitados. Este é o suporte logístico específico que a DHL prestará no aeroporto do país. Nossa equipe é composta por voluntários altamente treinados que fornecem conhecimentos logísticos para ajudar a organizar toda a assistência recebida, visando facilitar sua posterior distribuição às vítimas da forma mais rápida possível”, disse Appel.

A DRT – formada por funcionários da DHL de países como Bahrein, Bélgica, Dubai, Índia, Malásia e Cingapura – chegou a Katmandú, no Nepal, no dia 27 de abril, e conta com o apoio de Gagan Mukhia, gerente da DHL Nepal. A equipe irá trabalhar em colaboração com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Esforços Humanitários (UNOCHA, conforme sigla em inglês) para mobilizar e coordenar os esforços de apoio humanitário na região.

Chris Weeks, diretor de Assuntos Humanitários da DHL, disse que após grandes desastres, os aeroportos podem se tornar gargalos que atrasam a distribuição dos suprimentos de ajuda de emergência. Nessas situações, amplos conhecimentos logísticos podem ser cruciais para a coordenação dos suprimentos recebidos e, desta maneira, ajudar a salvar vidas por meio da gestão rápida e organizada de toda a ajuda disponível.

“No entanto, o Nepal conta com alto nível de competência e preparação para lidar com as consequências deste terremoto, já que realizamos um programa conjunto de preparação dos aeroportos para situações de desastre, denominado GARD (sigla em inglês para Get Airports Ready for Disaster, ou seja, Preparação dos Aeroportos para Situações de Desastre) junto às autoridades locais, além do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, em 2010”, completa.

O programa GARD foi implementado em 2010 em cinco aeroportos do país: Katmandú, Nepalganj, Biratnagar, Simara e Pokhara.

O GoHelp é o programa de gestão de desastres do Deutsche Post DHL que abrange o programa GARD e o programa de Resposta a Desastres Naturais por meio das equipes do DRT. Atuando em parceria com as Nações Unidas desde 2005, o Grupo Deutsche Post DHL disponibiliza às Nações Unidas acesso a recursos básicos na área de logística, à sua rede global de serviços e aos conhecimentos de seus funcionários de forma totalmente gratuita.

(Foto: Divulgação/DHL)