DHL é o parceiro de logística oficial para a Volvo Ocean Race 2011-2012

A DHL dá suporte à 11ª Volvo Ocean Race, principal corrida mundial de embarcações ao redor do mundo, que teve início em Alicante, Espanha, em outubro. O apoio da DHL inclui transporte de equipamento de ponta para as tripulações e de pavilhões para visitantes às dez Vilas da Corrida, em uma rota de 72 mil quilômetros de extensão, bem como o suprimento imediato de peças de reposição em caso de emergência. A DHL embarca centenas de toneladas de materiais distribuídas em 152 contêineres.

Itajaí, polo portuário e turístico, tem excelente infraestrutura para apoio às embarcações nos estaleiros, sua localização é privilegiada, próxima aos três principais aeroportos de Santa Catarina e a região abriga diversas empresas ligadas à indústria náutica. Estes fatores combinados culminaram na escolha de Itajaí como a etapa única da VOR na América Latina, o evento internacional mais importante da região sul do Brasil. Os competidores devem começar a chegar por volta de 4 de abril, provenientes de Auckland e a saída para Miami está prevista para 22 de abril.

“Nossos procedimentos são monitorados a partir de um centro de controle internacional, especialmente estabelecido para o evento. Garantimos que nenhum percalço comprometa a corrida, fornecendo aos organizadores, equipes e parceiros nossa linha completa de serviços de logística. A partir do ponto inicial em Alicante, Espanha, até o final, em Galway, Irlanda (de 29 de outubro de 2011 a 8 de julho de 2012), a DHL fica responsável pelo transporte aéreo, marítimo e terrestre de equipamentos de alto valor”, afirmou Reinier Vens, Diretor de Projeto da DHL para a Volvo Ocean Race.

A DHL transporta, para cada equipe, dois conjuntos idênticos de contêineres marítimos de 40 pés, com um volume de 67 metros cúbicos, incluindo ferramentas, kits de coletes salva-vidas e conjuntos de correias de elevação de bote, seguindo o princípio de envio alternado. As equipes usam o conteúdo do contêiner A na primeira etapa, enquanto a DHL já envia o contêiner B para a próxima escala. Aqui, as equipes utilizam o equipamento do contêiner B, enquanto a DHL envia o contêiner A para a escala seguinte, e assim por diante. O método garante entrega no prazo e disponibilidade do equipamento necessário, uma vez que a DHL está sempre um passo à frente dos barcos.

Além dos contêineres marítimos, a DHL transporta outros 20 por equipe, por via aérea. Partindo de um planejamento eficiente, a DHL consegue reagir, flexível e oportunamente, em casos de emergência, como repor um mastro quebrado. Para cobrir essas contingências, um armazém de peças de reposição foi estabelecido no aeroporto de Amsterdã, permitindo à DHL mover, rapidamente, mercadorias de grande porte, como mastros de até 33 m de altura, para qualquer destino ao redor do mundo.