DHL recebe Prêmio de Excelência Operacional em Logística da fabricante de tintas e revestimentos PPG

A DHL Supply Chain, líder mundial em logística, armazenagem e distribuição, foi a vencedora do Prêmio Excelência Operacional na Categoria Logística oferecido pela PPG, líder global em tintas e revestimentos. A premiação faz parte do Programa de Gestão de Performance de Fornecedores da PPG e visa reconhecer os parceiros que mais se destacaram em três categorias (Logística, Compras Gerais e Matérias Primas). Para a escolha dos vencedores, a empresa avalia, trimestralmente, cerca de 70 fornecedores nacionais com base em critérios como Qualidade, Nível de Serviço, Supply Chain, Compras e Inovação.

A DHL atende a PPG desde 2008, contando com uma equipe exclusiva alocada na planta de Sumaré (SP). O escopo do trabalho, que chega a movimentar milhões de litros de tintas e revestimentos por mês, abrange recebimento de matérias primas e produtos acabados, armazenagem, controle do inventário e expedição dos produtos para distribuidores e alguns clientes finais. A DHL presta alguns serviços fundamentais e de alto valor agregado para a cadeia logística do cliente, como por exemplo: Nacionalização de itens (muitos produtos e insumos tem origem de unidades da PPG e fornecedores de outros Países) e a etiquetagem dos produtos (de forma a atender normas brasileiras).

Por se tratar de uma indústria química, a PPG demanda grande cuidado em sua manipulação e controle de temperatura constante. “Trata-se de um cliente bastante desafiador, não apenas pelas condições especiais demandadas pelos produtos, mas também pelas características da cadeia de suprimentos. Ela tem diversas sazonalidades e alguns processos seguem o padrão Just in Time de entregas que, se não respeitadas, podem incorrer em paradas de linhas de produção de alguns clientes da PPG. Com a experiência e expertise da DHL neste mercado, conseguimos gerenciar e equalizar todas essas questões com eficiência, entregando um serviço de alta qualidade”, afirma Emerson Soares, Diretor de Operações da DHL Supply Chain.

Outro destaque da proposta de trabalho da DHL é a estrutura de gestão e aprimoramento contínuo. Para gerir esta operação, a DHL utiliza uma plataforma digital que, dentre outras funcionalidades, permite a visibilidade em tempo real dos processos envolvidos. Todo esse conceito está inserido dentro do programa OMS (Operations Management System), em que a DHL criou a cultura padronizada na gestão dos processos logísticos, bem como as rotinas de controle e acompanhamento da operação. Com isso, são estabelecidos indicadores de performance (KPIs) que são acompanhados periodicamente e são a base para a Melhoria Contínua da operação.

Outros reconhecimentos
Em 2016, a DHL Supply Chain recebeu três outros importantes reconhecimentos. O Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo) escolheu a DHL Supply Chain, pelo décimo segundo ano consecutivo, como o “Melhor Prestador de Serviço” na categoria de Armazenagem e Distribuição de Medicamentos. Já o Instituto Brasileiro de Supply Chain – Inbrasc elegeu a DHL Supply Chain como o Melhor Operador Logístico no Brasil. Por fim, o diretor-sênior da área de saúde da DHL Supply Chain Brasil, Marcos Cerqueira, foi um dos escolhidos entre “100 Mais Influentes da Saúde”, no setor de Suprimentos e Logistica. Promovido pelo Grupo Mídia, que edita, dentre outras publicações, a Revista Healthcare Management, este último prêmio visa reconhecer as empresas e profissionais que fazem a diferença no mercado de saúde.