A DHL Supply Chain acaba de adquirir cinco Renault Kangoo Z.E., veículos 100% elétricos e zero emissões. Com isso, a frota da DHL Supply Chain ultrapassa os 25 veículos elétricos para transporte de carga – e a empresa planeja triplicar sua frota elétrica nos próximos anos.
Por outro lado, a Renault, considerada pioneira no desenvolvimento de carros 100% elétricos no mundo, tem mais de 350 veículos com este perfil circulando nas ruas brasileiras.
A aquisição faz parte das práticas sustentáveis da DHL Supply Chain (denominadas Go Green) que têm o objetivo de reduzir os impactos ambientais nas operações logísticas. Até 2050, o Grupo Deutsche Post DHL tem a meta de zerar suas emissões de CO2, sendo que até 2025 planeja realizar um grande número de suas coletas e entregas por bicicletas e veículos elétricos. No Brasil, a frota elétrica se integra às soluções sustentáveis de transportes oferecidas pela DHL Supply Chain, o que também inclui o uso de bicicletas tradicionais e elétricas para distribuição em centros urbanos. A companhia possui ainda um Centro de Distribuição Sustentável que possui uma usina solar no teto e gera 80% da energia elétrica consumida.
De acordo com o Head de Transportes da DHL Supply Chain no Brasil, Fábio Miquelin “além de descarbonizado, trata-se de um transporte mais humanizado. Isso porque os carros elétricos fazem parte do grupo de veículos denominado ‘zero emissão’, ou seja, cujo combustível não emite quaisquer gases nocivos ao meio ambiente, contribuindo assim com as metas de redução de CO2 de clientes e da própria DHL. Outras vantagens são a redução da poluição sonora, uma vez que os motores elétricos são muito silenciosos, e a ausência de restrições de circulação nos centros urbanos. Com os novos veículos, poderemos levar esta solução para uma gama maior de clientes e regiões geográficas”.
O Kangoo Z.E. tem motor elétrico de 44kW (60 cv), com autonomia de 200 quilômetros e capacidade de carga de 670 quilos. Para recarga, a DHL Supply Chain dispõe de pontos especiais em Louveira (munícipio localizado entre Campinas e São Paulo Capital) e em Duque de Caxias (região metropolitana do Rio de Janeiro). Os veículos são destinados a entregas urbanas, de pequenos volumes e baixa concentração, sendo utilizados especialmente em caixaria com destino a shoppings, lojas de rua e farmácias.
“Atendemos principalmente clientes das áreas de sportswear, moda, itens de consumo básico, beleza e medicamentos, mas essa solução sustentável pode atender uma gama variada de indústrias. Esse serviço pode fazer parte de soluções amplas de armazenagem e distribuição, como ser contratado de forma independente. Inclusive, já estamos conversando com várias marcas reconhecidas interessadas em agregar um transporte verde a sua logística”, completa Miquelin.