DHL Supply Chain fortalece diversidade e sustentabilidade com motoristas mulheres e 40 novos caminhões elétricos

Considerada líder global em armazenagem e distribuição, a DHL Supply Chain avança em sua agenda de descarbonização, ao mesmo tempo em que aprofunda a diversidade em sua equipe, anunciando a aquisição de 40 caminhões elétricos (VUCs) e o aumento do número de motoristas mulheres.

Assim, a frota elétrica da empresa chega aos 70 veículos (veículos utilitários e caminhões), além de contar com ciclistas para entregas de menor distância e peso e aproximadamente 40 motoristas mulheres já em atuação.

Com isso, a DHL Supply Chain estima que irá evitar a emissão de cerca de 22 mil toneladas de CO2 (WtW) em cerca de 30 anos – frota atual, mais novas aquisições –, contribuindo de forma significativa para sua meta de zerar emissões até 2050. A empresa planeja ainda continuar seu programa de aquisições, buscando ultrapassar os 150 veículos elétricos em 2022.

“Desenhamos esse passo com muito cuidado para avançar em dois valores fundamentais para a DHL Supply Chain: a sustentabilidade e a promoção da diversidade. Com os novos caminhões, haverá um impacto grande, pois, a capacidade de carga deles é muito superior à dos veículos utilitários, possibilitando que utilizemos este perfil de veículo em uma gama maior de projetos logísticos. Conseguimos também chegar a mais mercados e regiões do país com um impacto ambiental quase zero. Em relação à diversidade, já tínhamos práticas consolidadas de promoção entre nossa equipe de armazenagem e nas lideranças e agora conseguimos chegar também aos motoristas”, afirma Fábio Miquelin, vice-presidente de Transportes da DHL Supply Chain.

Com capacidade de até 4,1 toneladas, o novo modelo adquirido foi o JAC iEV1200T, caminhão VUC, 100% movido a energia elétrica. O veículo possui baixo custo operacional, autonomia de 250 km, baterias de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh. Outras vantagens são a isenção de restrições na circulação urbana, silêncio, baixa trepidação na rodagem e agilidade na recarga.

Estes veículos serão usados para coletas e entregas em diversas regiões do Brasil, principalmente para os mercados de varejo, e-commerce, moda, consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings, farmácias, lojas de rua e supermercados. A empresa fechou também projetos para descarbonizar trechos inteiros de distribuição, como é o caso do trabalho realizado para uma grande marca de cosméticos, no qual a DHL eletrificou as entregas para todas as lojas de São Paulo. Há a possibilidade ainda de levar este perfil de entrega há outras capitais do Brasil.

“A DHL Supply Chain é hoje um dos operadores logísticos com a maior frota de veículos elétricos de carga do Brasil, com uma frota zero emissões inclusive na emissão indireta do consumo de eletricidade, por realizar a neutralização com iREC (Certificado de Energia Elétrica). Além do caminhão VUC, a empresa conta atualmente em sua frota de veículos elétricos com os modelos toco (caminhão semipesado) e carros utilitários elétricos”, pontua Miquelin.

Já a promoção da diversidade faz parte do projeto “Mulheres na Estrada”, que visa ampliar a presença de mulheres na área de transportes. Para expandir seu time atual de aproximadamente 40 motoristas, a DHL Supply Chain planeja abrir vagas para contratação de motoristas profissionais (carteira de habilitação D) na Grande São Paulo, e preencher 70% das oportunidades com profissionais mulheres e 30% homens. “As mudanças provocadas pela pandemia elevaram a demanda por serviços logísticos, de forma que expandimos a nossa equipe. As motoristas mulheres nos ajudam tanto nesta questão como a tornar mais diversa a nossa equipe. Temos feedbacks muito positivos de clientes e das próprias motoristas. Creio que o setor seja fortalecido com uma participação maior das mulheres”, finaliza o vice-presidente de Transportes da DHL Supply Chain.