O Dia das Crianças é um dos eventos comerciais mais importantes para o varejo brasileiro. E, em 2023, o setor está otimista com os negócios, já que a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) estima um crescimento de 7% em relação ao ano passado, totalizando negócios de R$ 9 bilhões. Para abastecer, aproximadamente, 600 lojas em todo Brasil e contribuir para a importância do segmento, a FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo, começa a se preparar para a data em julho.
Do Centro de Distribuição da empresa, localizado em São Paulo, são movimentadas mais de 750 mil caixas com diversos itens que fazem a alegria das crianças em todo território nacional. A FM Logistic é responsável por receber, armazenar e transportar os itens, se organizando antecipadamente para garantir estoque suficiente para suprir o abastecimento. Uma equipe dedicada de, aproximadamente, 50 profissionais – entre colaboradores diretos e indiretos – é responsável por todo o processo.
“Temos todo um cronograma pré-estabelecido para atender ao setor de brinquedos, desenvolvemos estratégias de alocação para absorver a grande demanda de forma ainda mais eficiente e sem comprometer os níveis de serviço”, explica Carlos Lomonaco, diretor de desenvolvimento de negócios da FM Logistic do Brasil.
De acordo com o executivo, para períodos sazonais a estratégia logística é ter processos específicos e bem estruturados para garantir que toda a operação ocorra com 100% de produtividade, entre eles, reforçar as equipes de gestão, comunicação, transporte, tudo alinhado para que o nível de serviço se mantenha elevado e garanta todo o potencial de vendas.
A área dedicada para a operação Dia das Crianças na FM Logistic é de, em torno, 15 mil metros quadrados. Anualmente, a empresa movimenta mais de 105 milhões toneladas de produtos diversos. Muitos clientes que eram majoritariamente B2B alteraram seu escopo de atuação para B2C, atendendo diretamente ao consumidor final.
Na FM Logistic o setor de brinquedos representa, aproximadamente, 35% nos negócios da empresa. “Por meio de processos efetivos, investimentos e da digitalização, damos todo o suporte ao crescimento dos negócios dos clientes, ampliando ainda mais nosso escopo de atuação seja no varejo físico como no e-commerce. E esse dinamismo seguirá, com investimentos estratégicos e direcionados às novas frentes de atuação como o omnichannel, o transporte de cargas na modalidade green – com veículos ecologicamente corretos e, principalmente, estando atentos às inovações esperadas, sempre um passo à frente para atender com total expertise todo tipo de demanda”, finaliza Lomonaco.