O tema principal da CeMAT 2016, que acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2016, em Hannover, na Alemanha, é “Soluções Inteligentes para a Cadeia de Suprimentos”, com foco no papel central da logística em cadeias de valor industrial cada vez mais digitalizados e integrados.
“Em breve, contêineres, racks, equipamentos, sistemas de transportes e até mesmo os próprios materiais terão sistemas inteligentes. Assim, os processos podem ser configurados e controlados com grande flexibilidade. A base para isso é a digitalização, que irá fornecer ao setor mais um impulso positivo”, explica Andreas Gruchow, membro do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG.
A CeMAT é onde muitas das soluções que irão moldar o futuro da intralogística são apresentadas pela primeira vez em nível mundial. É a principal fonte de informações sobre as mais recentes tecnologias de logística integrada, incluindo soluções semi e totalmente automatizadas de armazenagem, veículos autônomos, equipamentos para movimentação de cargas, sistemas de rack, robôs de apoio e sistemas de TI.
No ano passado, os fornecedores de intralogística atingiram, apenas na Alemanha, um volume de produção de 20,1 mil milhões de euros, o que significa um crescimento de 3% em relação a 2014. A Associação Profissional Alemã de Sistemas de Transporte e de Intralogística, integrada à VDMA (Associação dos Fabricantes Alemães de Máquinas e Equipamentos) apontam mais um crescimento na ordem dos 3% para este ano. “Este bom resultado deve-se, por um lado, à evolução positiva no mercado interno europeu e, por outro, à recuperação da conjuntura mundial em alguns setores-alvo, como o comércio eletrônico e a indústria automobilística”, explica Sascha Schmel, Gerente da Associação Profissional Alemã de Sistemas de Transporte e de Intralogística.
Ao mesmo tempo, o software vem se tornando uma parte cada vez mais importante do mercado de intralogística. Em reconhecimento a isso, os organizadores da CeMAT criaram uma área de exposição dedicada a ele, o TI em Logística, no hall 27. “Soluções inteligentes de TI são fundamentais para a logística moderna. A internet móvel e a integração digital de todos os usuários na cadeia de produção e abastecimento estão abrindo novas oportunidades e dando origem a novos modelos de negócios”, comenta Gruchow.
As áreas de exposição de maior dimensão dentro da CeMAT são Move & Lift e Store & Load. A Move & Lift é dedicada a inovações nas técnicas de movimentação de mercadorias e de sistemas de elevação, incluindo guindastes, plataformas elevatórias, equipamentos e sistemas de movimentação contínua. Também será apresentado como integrar estes equipamentos de forma inteligente na cadeia de fornecimento automatizada. A área Store & Load é composta por sistemas de armazenamento automatizados, como instalações completas, sistemas de racks, equipamentos de exploração, paletes, contêineres, aparelhos para carga e descarga e sistemas de armazenagem.
Como outras vertentes do setor de logística, o segmento de guindastes e equipamentos de elevação enfrenta grandes desafios para a integração digital. Em reconhecimento a isso, o setor terá sua própria área de exposição, no Hall 27.
As inovadoras técnicas de elevação e de equipamentos de acesso aéreo são importantes produtos da intralogística e tem espaço ao ar livre na CeMAT. No local, fabricantes de plataformas de serviço, sistemas de transporte vertical, empilhadeiras telescópicas e miniguindastes sobre esteiras apresentam suas mais recentes novidades na área denominada Platformers World@CeMAT.
No setor Manage & Service, as logísticas interna e externa se cruzam. Em cooperação com a feira Transport Logistic, apresenta prestadores de serviços de logística, projetistas e consultores. A digitalização influencia na cadeia de valor, colocando não apenas as empresas do setor da intralogística perante novos desafios, como também os prestadores de serviços de logística. O sucesso destes tipos de empresas depende da eficiência e da capacidade de seus centros de logística. Graças ao big data, informações sobre veículos, ordens e remessas podem ser acessados em qualquer lugar, a qualquer hora, tornando os processos muito mais simples de gerenciar e controlar.
A Pick & Pack, área das técnicas de embalagem dentro da CeMAT 2016, é reforçada com a integração de duas feiras: Empack e Label&Print, organizadas pela Easyfairs GmbH. Os expositores são, principalmente, fornecedores de equipamentos e de máquinas de embalagem. Serão apresentadas soluções modernas para embalagens de transporte, materiais e sistemas de embalagem, bem como as mais recentes máquinas para o setor.
Mais de 1.000 empresas do mundo todo vão expor na CeMAT deste ano, sendo metade proveniente de fora da Alemanha. As nações mais importantes expositoras, com exceção da Alemanha, são Bélgica, China, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Suécia, Espanha e Turquia.
A CeMAT é realizada pela Deutsche Messe AG, uma das cinco maiores organizadoras de feira na Alemanha, com receita de 335 milhões de euros em 2015.
www.cemat.de