No momento em que um produto é entregue na porta do cliente, estabelece-se um verdadeiro ponto de contato entre a empresa e o consumidor, e essa primeira interação é o que torna o impacto significativo. Portanto, é essencial que os negócios, independentemente do tamanho, adotem um processo eficiente de logística de entrega.
O levantamento Observatório Febraban, realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), aponta que 30% dos brasileiros irão comprar mais pela internet mesmo com o fim da pandemia e 28% querem utilizar o serviço de delivery com mais frequência.
Para auxiliar os comerciantes, Wilhian Djones, proprietário do Entregas e Coletas, aplicativo de delivery regional desenvolvido pela Machine, compartilha sua vasta experiência no mercado e oferece cinco dicas sobre como estabelecer uma logística de entregas inteligente.
“Garantir a melhor experiência possível para os compradores é o primeiro passo para obter sucesso em todas as outras etapas”, destaca o especialista.
1- Planeje-se
Levante dados de como foram as vendas em períodos anteriores para ter noção de como poderá impactar a logística do seu negócio. “Pode ser necessário contratar mais mão de obra ou aperfeiçoar o espaço do estoque para otimizá-lo, em caso de datas comemorativas, por exemplo. Vale o investimento para garantir um alto nível de atendimento.” explica o proprietário do Entregas e Coletas.
2 – Atenção aos prazos
“Já pensou em ficar esperando uma encomenda que tinha data de previsão de chegada e nada de receber o produto? Pois é, aposto que nunca mais voltaria a comprar deste lugar! Por isso, ter atenção aos prazos influencia muito a experiência do consumidor e deve ser levado a sério.”, destaca Wilhian.
3 – Ofereça opções
Se possível, ofereça aos clientes mais de uma possibilidade de recebimento, como entregas antecipadas, pontos de coleta ou retirada na loja. Unindo a necessidade do cliente com a disponibilidade do produto, essa diversificação é uma ótima opção para as empresas oferecerem aos consumidores.
4 – Planejamento das rotas de entrega
Caso o seu comércio realize entregas no mesmo dia da compra, certifique-se de fazer um planejamento das rotas para as entregas, observando bairros vizinhos a grandes avenidas e traçando alternativas para evitar semáforos e zonas de engarrafamento.
Caso seja possível, levante dados das regiões que mais compram do seu negócio e use essa informação ao seu favor para realizar esse planejamento.
5 – Deixe o cliente saber onde está a sua compra
Por último, mas não menos importante, manter atualizada a informação de rastreamento dos produtos é positivo para a experiência de compra dos seus clientes. Então, sempre que possível, atente-se a informar se a mercadoria já foi enviada, se está em trânsito ou se já foi entregue.
“Quando fazemos compras planejadas é comum criar expectativas e ficar ansioso para finalmente ter a nova aquisição em mãos. Ter um dispositivo que permite rastrear a encomenda é muito poderoso”, finaliza Wilhian.