DP World completa 10 anos e mira ampliação na oferta de serviços end-to-end

Visão aérea do terminal DP World

As operações da DP World no Brasil completam 10 anos neste mês. A empresa, que conta com um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados do Brasil, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, investiu mais de R$ 3 bilhões no país ao longo da última década, e vem expandindo sua atuação para oferecer soluções logísticas completas a seus clientes. Com isso, a DP World passa a abranger todos os elementos da cadeia de suprimentos com plataformas de distribuição únicas, a partir de uma estratégia global que tem como objetivo atender com excelência um ambiente cada vez mais desafiador.

O terminal de Santos iniciou suas operações em 2013 com contêineres e carga geral em um cais de 653 metros e capacidade para 1,2 milhão de TEUs. Com o passar dos anos, teve sua estratégia de diversificação iniciada, e em 2020 deu um grande passo ao inaugurar o maior e mais moderno complexo para movimentação de celulose do país. Para a operação, ampliou seu cais, que atingiu 1.100 metros, além de construir um armazém de 35 mil metros quadrados, integrado a uma pera ferroviária de mais de 4 mil metros.

Ao longo desses 10 anos, foram operados:

  • 5.200 navios entre operações de contêiner, celulose e cargas breakbulk;
  • 7,4 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés);
  • 9,5 milhões de toneladas de fardos de celulose;
  • 123 mil TEUs de cargas crosdocking;
  • 4 milhões de transações de Gate.

A fim de continuar com o seu crescimento sustentável e dar mais visibilidade aos principais produtos comerciais do Brasil, o terminal atualmente passa por obras de ampliação e modernização. R$ 200 milhões serão destinados ao aumento da capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs para 1,4 milhão de TEUs e expansão do cais – que sairá de 1.100 metros para 1.290 metros. A previsão de conclusão das obras é em 2024, com a entrega da retroárea ainda em 2023 e o cais no ano seguinte.

“Em uma década de operações, temos muitas conquistas a celebrar no Brasil. Recentemente anunciamos uma nova expansão que reflete a posição do Porto de Santos como uma importante artéria de transporte e logística na região. Temos uma grande vantagem em nossa localização – com área excedente e acesso ferroviário – que oferece a oportunidade de expandir a capacidade e explorar a nossa multimodalidade. Isso nos dá flexibilidade para desenvolver novos projetos que darão suporte à nossa estratégia de diversificação de cargas, e logística end-to-end para atender os setores da economia nacional e posicionar os produtos brasileiros para serem mais competitivos no mercado global”, destaca o Diretor-presidente da DP World, Fabio Siccherino.

Fabio Siccherino, Diretor-presidente da DP World

Outra novidade recente é que o terminal iniciou a eletrificação de seus RTGs (guindaste utilizado para movimentação de contêineres). O projeto prevê a adaptação de um total de 22 equipamentos, que atualmente funcionam à base de diesel. Cinco serão adaptados ainda em 2023 e o restante em 2024. Com a mudança, o consumo de diesel do terminal será reduzido em até 60%. Atualmente, novos equipamentos adquiridos pelo Grupo já são alimentados por energia renovável.

Transformação dos negócios

A estratégia da DP World em todo o mundo está passando por uma transformação, a fim de manter o fluxo de comércio global e se adaptar aos novos desafios logísticos do mundo globalizado. Com isso, o Grupo vem ampliando a oferta de serviços. Para além da movimentação de portos e terminais, os negócios do Grupo DP World atingem outros elos do setor logístico, que agregam valor à cadeia dos clientes.

No Brasil, o principal passo rumo a essa direção são as operações complementares da DP World Logistics. A subsidiária visa expandir a oferta de soluções end-to-end, que integram a cadeia logística desde o chão de fábrica até a porta do cliente final.

Para a operação da nova área, o Grupo adquiriu a fornecedora de soluções de cadeia de suprimentos Syncreon, com atuação no Brasil. A integração permite que a DP World Logistics realize serviços customizados de logística de contrato para grandes empresas nas plantas de Cajamar, Hortolândia e Jundiaí, da mesma forma como ocorre em outras unidades mundo afora.

Impactos positivos para funcionários e ESG

Em seus 10 anos de operações, a DP World proporcionou o desenvolvimento profissional e econômico dos moradores da Baixa Santista.

Em 2013, foram contratados os primeiros 564 integrantes para o terminal. A empresa foi uma das pioneiras na região a abrir oportunidades para pessoas sem experiência. Com o investimento em capacitação, formação e segurança, a empresa chega a 2023 com uma ampliação de 248% em seu quadro de funcionários: hoje, são 1.400 integrantes diretos e outros 5.000 indiretos.

O incentivo ao empoderamento feminino tornou a DP World referência neste tema. Atualmente, o terminal é um dos que mais emprega mulheres em suas atividades no Porto de Santos. São mais de 200 integrantes presentes em todos os departamentos da DP World, inclusive áreas operacionais. O terminal conta com mulheres em funções pioneiras no setor portuário, como as primeiras operadoras de portêiner e de costado da região portuária.

A DP World põe em prática a estratégia global “Nosso Mundo, Nosso Futuro”, que orienta e direciona a atuação responsável nos países em que atua, reduzindo o impacto das atividades nas pessoas, nas comunidades e no meio ambiente.

Nos 10 anos em que opera no Brasil, a empresa investiu mais de R$ 12 milhões em mais de 30 projetos voltados à fauna e flora da região e realizou o salvamento de mais de 35 mil plantas e sementes, com reaproveitamento da biomassa e resíduos vegetais e monitoramento de restingas e manguezais. Além disso, promoveu o monitoramento e o manejo da fauna terrestre presente na região onde o terminal foi construído, visando preservar as espécies em locais autorizados pelo Ibama e a conservação de mais de 50 hectares manguezal e restinga no entorno.

Em 2022, tornou-se o primeiro terminal portuário do Brasil a não destinar resíduos para aterros sanitários após a implementação do projeto Aterro Zero, que tem como objetivo reaproveitar todos os resíduos gerados no local, com destaque para os não-recicláveis, que se transformam em energia sustentável para atividades já existentes da indústria. Desde o início do projeto, mais de 500 toneladas de resíduos sólidos deixaram de ser enviadas a aterros sanitários.

A DP World também cuida da comunidade portuária, a partir de projetos que apoiam e educam os moradores do entorno para temas como economia solidária, turismo sustentável, empregabilidade, manutenção da cultura local e preservação do meio ambiente.

Além disso, a DP World oferece um amplo apoio ao esporte por meio da destinação de recursos ao Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae) – e desde o ano passado, ao Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult). Os aportes chegam a quase R$ 5 milhões no período, com mais de 60 projetos apoiados em modalidades como ginástica artística, canoagem, futsal, crossfit, vôlei, triatlo, natação, surfe, skate, pedestrianismo e ciclismo e, mais recentemente, projetos culturais dedicados a música, arte, literatura, dança, teatro, entre outros.