O porto de Paranaguá, no Paraná, se prepara para receber o primeiro investimento do governo federal para obras de dragagem de aprofundamento. O segundo maior porto do Brasil em movimentação de carga e infraestrutura contará com R$ 394 milhões para a dragagem dos canais externo e interno.
A execução das obras será dividida em duas fases: elaboração do projeto básico e execução da obra. A previsão para a conclusão de todo o processo é de 22 meses. O contrato de execução da obra foi assinado pelo ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos nesta terça-feira (3).
Após a conclusão da obra de dragagem, o Porto de Paranaguá será capaz de receber mais 10 mil toneladas por navio. Isso significa um aumento de 315 mil toneladas por mês na movimentação de carga.
Atualmente, Paranaguá recebe 30 navios de, no máximo, 13,30 metros de calado. Com o aumento da profundidade, o canal externo passará dos atuais 15 metros para 16 metros. O canal interno saltará de 14 metros para 15 metros.
Além de aumentar a competitividade das exportações de grãos, a dragagem também vai contribuir para a redução dos fretes e permitir que graneleiros do tipo Panamax (navios com capacidade de até 80 mil toneladas) frequentem o Porto. As informações são do Portal Brasil.
Fonte: Redação – Agência IN
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.