A Drivin, scale-up que busca ajudar na automação dos processos logísticos das empresas em todo o comércio global, atua no mercado brasileiro com oDrivin TMS SaaS, uma plataforma disruptiva com entregas em todo o território global que atende as necessidades de grandes, médias e pequenas empresas com operações de transporte intensivo.
Com objetivo de desburocratizar o comércio e sua logística, a plataforma usa Inteligência Artificial e machine learning TMS SaaS, para automatizar processos logísticos e criar uma roteirização inteligente que promete acelerar e melhorar as entregas. A partir da implementação da inovação são apontados os parâmetros reais da operação para gerar as melhores rotas respeitando as especificidades de cada cliente e entrega.
“Olhamos para o negócio de forma macro: empresas que entregam seus produtos, Operadores Logísticos que coordenam a distribuição, transportadores que movimentam as mercadorias e clientes que as recebem. Somamos todos os fatores da cadeia por meio de módulos independentes, que o cliente pode contratar de acordo com suas necessidades logísticas”, descreve Ernesto Goycoolea, CEO da Drivin.
Todos os parâmetros comerciais e operacionais podem ser facilmente incorporados ao sistema com as seguintes condições:
– Janela de tempo: o cliente oferece e cumpre com janelas de tempo para atender as expectativas dos seus clientes;
– Tempo de serviço: o cliente define o tempo médio de atendimento das entregas em cada cliente (loja de conveniência/supermercados);
– Características: alguns clientes precisam que a entrega seja feita em um veículo com certas características (por exemplo, caminhões pequenos);
– Designação de veículos: às vezes, o cliente pode precisar que um motorista – em um veículo específico – visite um endereço.
Além disso, as restrições operacionais também podem ser incorporadas ao planejamento com dias e horários disponíveis para certos veículos e atributos dos veículos para atender às necessidades dos clientes, como por exemplo: veículo pequeno, congelados.
Dito isso, ao criar um cenário, o sistema permite que o usuário configure facilmente um novo plano com todas as restrições comerciais e operacionais exigidas pelos seus clientes, tornando a roteirização mais assertiva. Para o uso, a única necessidade é a contínua conexão com a internet para implementar as mudanças e processos otimizados na logística de last mile por meio do aplicativo e/ou site.
“No Brasil trabalhamos com diversas indústrias, como e-commerce, foodservice, consumo, transportadoras, e bens de consumo. Em um mercado com alto nível de competitividade, cumprir as expectativas dos clientes, de forma eficiente e com baixo custo, é o grande desafio da nossa jornada”, pontua Nicolás Kunstmann, Co-Founder da Drivin.
Criada em 2014 no Chile, pelos sócios Ernesto Goycoolea e Nicolás Kunstmann, a empresa possui portfólio com mais de 500 empresas, que operam em 23 países, monitorando mais de 40 mil veículos por dia. A expansão do negócio para os países do Peru, México, Colômbia, Espanha, Equador e Brasil demonstra as expectativas de crescimento. Em terras brasileiras desde 2020, a Drivin teve um crescimento exponencial, captando US$12 milhões (R$ 60,6 milhões).
“O Brasil é considerado um dos principais centros de inovação da América Latina. Depois de três anos, podemos dizer que todo o trabalho valeu a pena, estamos muito felizes com os resultados, mas não foi uma tarefa fácil. Mergulhar neste mercado é como começar do zero: o país tem particularidades que devem ser consideradas na hora de crescer”, destaca Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil (foto). A scale-up está com novidades recentes para o mercado, com o lançamento do Módulo Leilão de Rotas, Módulo Drivin Rewards – aumento da produtividade dos motoristas que premia o bom uso do app da Drivin e diminuição da pegada de carbono – e a parceria com grandes empresas, como SAP, Mondelez, Grupo SBF, Centauro, Nike, Grupo Tigre, Whirlpool, Westwing, entre outras.