Eaton apresenta evolução da transmissão automatizada MHD que equipa família de caminhões semipesados Iveco Tector Auto-Shift

Transmissão automatizada Eaton UltraShift PLUS MHD EVO de 10 velocidades

Referência no desenvolvimento de transmissões automatizadas no Brasil, a Eaton, empresa global de gerenciamento inteligente de energia, apresenta durante a Fenatran 2022 a evolução do câmbio automatizado UltraShift PLUS MHD EVO de 10 velocidades. O lançamento está equipando a família de caminhões semipesados Iveco Tector Auto-Shift nas versões 17-320, e 24-320 e 17-320 Coletor, que chegam ao mercado preparados para atender às novas exigências da legislação Euro VI – Proconve P8 e podem ser vistos no estande da montadora.

Entre as mudanças e melhorias técnicas realizadas na MHD EVO está o maior índice de nacionalização de itens, aumento de 14% na capacidade de torque, que passou de 1.100 para 1.250 N.m, maior capacidade de carga e, além disso, montagem da tomada de força para ambos os lados da transmissão permitindo mais versatilidade no acionamento dos sistemas hidráulicos de caminhões com implementos, como o segmento de coleta de resíduos. A nova transmissão também incorpora novidades como a função Eco Roll, responsável em utilizar a inércia do veículo, quando possível, e colocar o câmbio em posição neutra – tudo isso de forma segura e controlada, mantendo a velocidade do veículo.

“A MHD EVO chega ao mercado com mais conteúdo local, portanto, com vantagem competitiva ainda mais atrativa. As atualizações e melhorias desta caixa foram desenvolvidas 100% no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Eaton, localizado em Valinhos. É mais uma aposta da empresa para ampliar sua presença no segmento de caminhões médios, semipesados e vocacionais”, comenta Sérgio Kramer, diretor de negócios de Veículos Comerciais e Fora da Estrada da Eaton.

“Desenvolvemos em parceria com a Eaton uma calibração completamente diferenciada com oito novas funções. Todas focadas em dirigibilidade, conforto e principalmente em economia de consumo de combustível. Tudo foi orientado aos requisitos dos nossos clientes e promove uma performance que extrai o melhor do nosso conjunto powertrain. Vale ressaltar que o estilo de condução está norteado às necessidades do mercado brasileiro, como por exemplo, a nova calibração da curva do pedal do acelerador que permite obter uma rápida resposta do veículo. Todo este desenvolvimento resultou em uma economia de até 6% no consumo de combustível em relação ao nosso Tector Euro V”, destaca Pâmela Rodrigues, coordenadora de Marketing do Produto da Iveco Group.

Segundo Henrique Uhl, gerente de estratégia de produto da Eaton, o trabalho colaborativo e construtivo entre as engenharias da Eaton e da Iveco possibilitou a integração refinada das caixas automatizadas com o powertrain dos veículos. “O resultado permitiu uma maior flexibilidade da caixa nos diversos tipos de terrenos, assim como uma capacidade elevada em grandes rampas. Vantagens já conhecidas pelo mercado como rapidez e suavidade na troca de marchas, baixa manutenção, servicibilidade simples adequada à nossa região, proteções para o powertrain, como abuso de embreagem e sobregiro do motor e a função de auxílio de partida em rampa, que melhora a dirigibilidade do veículo, também são características da MHD EVO”, destaca Henrique.

As versões 17-320, 24-320 e 17-320 Coletor dos caminhões Iveco Tector Auto-Shift também são equipadas com a embreagem Eaton 395mm, que agora além do revestimento exclusivo cerâmico, ideal para aplicações mais severas, está disponível com revestimento orgânico. Aplicadas em veículos com câmbio automatizado, as embreagens podem durar até três vezes mais, representando mais economia e menos tempo de hora parada para a manutenção do veículo.

Lançada em 2016, a transmissão automatizada MHD de 10 velocidades já soma mais de 13 mil unidades no mercado local e a MHD EVO chega para atender as montadoras na nova legislação do Euro VI – Proconve P8.