Ecovias conclui viaduto Alemoa, o 2º do pacote de obras da Entrada de Santos

Os motoristas que saem do Porto de Santos, com destino a São Paulo, agora passarão pela nova alça do Viaduto Alemoa, localizado na altura do km 64+560 da via Anchieta. Com 406 metros de extensão e duas faixas de rolamento, a estrutura eliminou o entrelaçamento que ocorria na rotatória do Peixe e vai permitir a construção de uma faixa de rolamento na Via Anchieta, sentido Santos, segregando o acesso da cidade do acesso ao Porto que, por sua vez, será feito pela Marginal, e vai garantir maior fluidez ao tráfego e segurança viária.

A inauguração da obra ocorreu nesta quarta-feira, dia 08 de julho, durante a cerimônia que contou com as presenças do vice-governador e secretário estadual de Governo, Rodrigo Garcia, do secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, do diretor-geral da Artesp, Milton Persoli, e do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.

O Alemoa é o segundo viaduto dos três que estão sendo construídos pela Ecovias – responsável pela manutenção da principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista, o Sistema Anchieta-Imigrantes –, para reformulação da entrada de Santos. Em novembro passado, o viaduto Anchieta, localizado na altura do km 65, foi aberto ao tráfego. Com ele, o fluxo dos veículos que chega à entrada da cidade pôde ser separado dos carros que seguem em direção à Zona Noroeste (ZN) e São Vicente, pela Av. Nossa Senhora de Fátima.

“As obras da entrada da cidade, como um todo, estão bastante avançadas. O viaduto Alemoa vai melhorar o tráfego de todos os usuários da região, mas especialmente dos motoristas de veículos pesados, os caminhoneiros, que agora contam com um trajeto mais rápido e mais seguro”, explica o diretor Superintendente da Ecovias, Ronald Marangon.

Passarela de pedestres

A concessionária também entregou a segunda passarela de pedestres prevista no pacote de obras. Ela está localizada na altura do km 64+350 da via Anchieta e interliga os bairros Chico de Paula e Alemoa. A outra, instalada no km 62 da mesma rodovia, também foi entregue em novembro aos moradores dos bairros do Jardim Piratininga e Jardim São Manoel.

Com estrutura mais moderna e adequada às novas necessidades, os novos dispositivos são mais largos e possuem inclinação mais suave, o que proporciona mais conforto para cadeirantes, pais com crianças de carrinho e pessoas com mobilidade reduzida. As passarelas ainda contam com bloqueador de motocicleta, iluminação e telamento em toda a extensão.

Balanço

Os trabalhos, que estão sob responsabilidade da Ecovias, já estão 85% concluídos. O terceiro e último viaduto a ser entregue, o Piratininga, localizado na altura do km 62 da via Anchieta, está com 98% de sua estrutura já pronta. Além disso, a ciclovia do km 60 ao km 65 da rodovia, ligando Jardim Casqueiro e Vila dos Pescadores, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos, está com 80% de suas obras realizadas.

Para garantir que o ritmo dos trabalhos pudesse ser mantido com segurança durante a pandemia, a Ecovias promoveu mudanças na rotina dos profissionais. Além de distribuir máscaras e álcool gel para todos os trabalhadores, os refeitórios foram remodelados para deixar mesas e cadeiras mais afastadas, os horários das refeições, alterados, e o número de passageiros nos ônibus que levam os trabalhadores foi reduzido. “Fizemos tudo para garantir que as equipes permanecessem dedicadas ao trabalho, mas com toda a segurança necessária”, explica o gerente de Engenharia da concessionária, Sidney Filho.

Além dos viadutos e passarelas, a Ecovias também está concluindo um importante trabalho de macrodrenagem das águas pluviais na região. Juntamente com os serviços que estão sendo realizados pela Prefeitura de Santos, as obras da Ecovias ajudarão a reduzir os alagamentos nos períodos de chuvas intensas.

Entrada de Santos

Com investimentos de R$ 270 milhões (valores não corrigidos), a entrada de Santos está sendo totalmente remodelada entre o km 59 e km 65 da rodovia Anchieta, para que o tráfego de entrada e saída da cidade ocorra apenas pelas pistas centrais, enquanto fluxo do porto se dê pelas pistas laterais. Para isso, a via marginal da Anchieta, que atualmente opera em mão dupla, será adaptada para funcionar apenas no sentido do Litoral, enquanto a SP-148 (Avenida Bandeirantes), sob jurisdição do DER, será adequada para operar apenas na direção da capital.

As obras preveem ainda a implantação de vias locais para facilitar o acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge, uma ciclovia do km 60 ao km 65 da rodovia, ligando Jardim Casqueiro e Vila dos Pescadores, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos e a implantação de duas novas passarelas nos km 62+500 e km 64+350, em substituição às existentes nestes locais.

A nova configuração elimina os conflitos viários existentes atualmente, melhora o acesso da via Anchieta aos bairros do entorno e à zona portuária, aumenta a capacidade de tráfego na região e oferece mais segurança viária aos usuários da rodovia.