Milhares de itens da Santa Helena, fabricante de produtos à base de amendoim, como a famosa Paçoquita, Mendorato e Linha Cuida Bem, são transportados diariamente para diversos pontos de vendas em todo o País. Há dois anos, a Intecom Logística foi contratada pela empresa com a finalidade de aprimorar os serviços de operação logística da fabricante, desde a armazenagem até a distribuição na região metropolitana de São Paulo, no Vale do Paraíba e no Litoral Paulista.
“Anteriormente à contratação da Intecom, os serviços logísticos não atendiam aos direcionamentos e necessidades da empresa. Havia muitas rupturas de mercado, prejudicando o relacionamento com nossos clientes. Com a atuação da Intecom, todas as necessidades da área são atendidas com qualidade”, afirma Gabriel Visin, supervisor de Logística da Santa Helena.
A Intecom proporcionou o aperfeiçoamento da operação logística da empresa, o que garantiu evoluções nos níveis de serviços, que abrangem gestão da estocagem/inventários, assertividade nas entregas e rastreabilidade de produtos. Essas melhorias foram notadas principalmente pelos clientes, com a redução de rupturas no mercado, ou seja, diminuição de vendas perdidas, devido à melhor pontualidade no atendimento.
Por meio da gestão da Intecom Logística na operação da fabricante Santa Helena, o nível de eficiência de entrega da companhia evoluiu de 77% para 99%, fazendo que a empresa conquistasse ainda mais credibilidade dos clientes. “Com a eficiência dos serviços oferecidos pela Intecom, foi possível elevar a presença de nossos produtos no mercado e reduzir o nível de perdas de vendas, estreitando o relacionamento entre empresa e varejo e ampliando a disseminação do mix de produtos, lançamentos e parcerias”, ressalta Visin.
Foco do cliente
Enxergar por meio das mesmas lentes que o cliente, trabalhando de maneira alinhada com seus objetivos e estratégias, com a finalidade de proporcionar a solução adequada para os negócios, não é tarefa fácil. Um integrador logístico, no entanto, tem essa capacidade, atuando de maneira alinhada com os propósitos das empresas-cliente, tornando a logística um foco importante para melhores resultados. “A Intecom Logística enxerga a estratégia pela visão do cliente, sabendo levar a operação logística, de acordo com o ponto de vista dele. O principal diferencial, neste sentido, é agregar inteligência na logística”, aponta o especialista em logística e gerente comercial da Intecom, Rodrigo Boniaris.
Por se tratar do primeiro Centro de Distribuição da Santa Helena, a estrutura serve de modelo para possíveis expansões e padrão de operação logística. “A Intecom, assim como a Santa Helena, é uma empresa que busca continuamente melhorias nos seus processos, a fim de otimizar a operação, aumentar a competitividade no mercado e desenvolver projetos personalizados, apoiando a indústria na viabilidade de novos negócios logísticos”, afirma Leonardo Guerra, gerente de Supply Chain, da Santa Helena.
Confira os principais pontos positivos da operação logística da Santa Helena:
· Dinamismo nas entregas, para atender à especificação de cada cliente;
· Controle rigoroso de qualidade e shelf life dos produtos;
· Alto nível de atendimento aos clientes agendados e key account.