Em parceria com NaPorta e Favela Xpress, Riachuelo facilita a entrega de produtos em áreas periféricas de São Paulo e Rio de Janeiro

Com o objetivo de ajudar a democratizar ainda mais a moda, a Riachuelo vem se unindo a parceiros como o NaPorta e a Favela Xpress para facilitar a entrega de produtos em áreas periféricas de São Paulo e Rio de Janeiro, que, normalmente, são carentes de estrutura, com vielas estreitas, ou apresentam falta de CEP e numeração.

Com as parcerias, cerca de 17 milhões de habitantes poderão aproveitar os descontos da Black Friday sem precisar se deslocar para algum polo comercial e, ainda, receber suas encomendas no conforto de suas casas.

De acordo com a pesquisa Data Favela de 2022, atualmente, as comunidades movimentam R$180 bilhões por ano, sendo que R$ 81 bilhões são provenientes do potencial de consumo via e-commerce dessas pessoas.

Para Thaís Castro, Gerente de Marketing da Riachuelo, parcerias como essas vão de encontro com umas das principais missões da companhia, de estar disponível e acessível para todos os consumidores, em todo o território brasileiro.

“A Riachuelo é uma empresa 100% brasileira, e nada mais justo e certo do que pensarmos em formas de facilitar o acesso para que todas as pessoas, independente das dificuldades territoriais, consigam receber nossos produtos, ainda mais durante a Black Friday”, comenta.

A parceria com o NaPorta foi firmada no início deste ano e, além de coletar os itens loja a loja na Riachuelo, fazendo o middle mile, a startup também se responsabiliza pela entrega final no Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, em São Paulo, a Favela Brasil Xpress é responsável por entregar os produtos da Riachuelo, que são enviados para o centro de logística da startup, diretamente para o consumidor final. Nos últimos seis meses, mais de 6 mil pacotes já foram entregues nas comunidades de Paraisópolis, Capão Redondo, Heliópolis, Cidade Júlia, em São Paulo, e Diadema, na Grande São Paulo.

Vale frisar, ainda, que a Riachuelo vem investindo nos últimos anos em uma infraestrutura logística totalmente integrada entre o físico e o digital, já que a jornada do consumidor tem sido cada vez mais phygital, como a varejista de moda costuma dizer.

“Estamos buscando aprimorar nosso e-commerce e nosso canal direto com os consumidores, porque entendemos que nosso cliente é omnicanal, podendo ter uma jornada que começa no digital, passa para o físico e finaliza no digital”, conclui Thaís.

Atualmente, a Riachuelo apresenta mais de 17 milhões de consumidores ativos, e 57% deles apresentam essa característica omnicanal. No último trimestre, inclusive, a penetração desse perfil de cliente alcançou 15% da venda total, com destaque para a frequência de compra 2,4 vezes maior do que os demais consumidores, e a participação do marketplace nos canais digitais alcançou 15,7%, sendo que 80% dos clientes ativos nunca tinham comprado antes neste canal.

Riachuelo e Casa Riachuelo preparam descontos especiais para o site, app e loja física

Uma pesquisa produzida pela empresa de análise de comportamento do consumidor, Nielsen|Ebit, em parceria com a Bexspay, apontou que mais de 78% da população brasileira pretende comprar produtos pela internet na Black Friday deste ano.

Em 2021, a Black Friday movimentou R$ 5,4 bilhões, contando o período da quinta-feira às 0h até às 23h59 da sexta-feira. A cifra representou um crescimento de 5,8%, porém, ficou 2,4% abaixo da expectativa, segundo a Neotrust.

Já o ticket médio, segundo o Reclame Aqui, foi de R$ 654,06 em 2021, enquanto em 2020 foi de R$ 612 — aumento de 7,2%. Para 2022, a estimativa da ABComm é de que a projeção seja de R$ 6,05 bilhões, o que representa um crescimento de 3,5%.

Neste ano, as lojas físicas da Riachuelo estarão com 20% de desconto em toda a loja. Essa promoção é não cumulativa, válida para todas as lojas enquanto durarem os estoques, apenas no dia 25 de novembro, sexta-feira. Produtos da Casa Riachuelo, dentro das lojas Riachuelo, também entram na promoção. Já os produtos do site e do app estarão com até 80% de desconto entre os dias 23 e 27 de novembro.

Em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito deve ser o método mais utilizado para a aquisição dos itens pela internet, segundo a mesma pesquisa da Nielsen|Ebit. Sete em cada dez pessoas têm a intenção de utilizar esta modalidade para efetuar as compras durante o período.

Pensando nisso, a Riachuelo também traz benefícios para quem utilizar os cartões da rede. Todas as compras feitas entre nove e 30 de novembro com os cartões Riachuelo, exclusivamente no site e no app, receberão 20% do valor gasto de volta em créditos para uma próxima compra até 31 de dezembro deste ano. Essa nova compra terá que ter valor mínimo de R$ 250 e o desconto é limitado a 20% do valor total da nova compra. Além disso, consumidores que utilizarem o cartão Riachuelo, tanto o site quanto nas lojas físicas, poderão parcelar suas compras em até cinco vezes sem juros.