No final de setembro, Fortaleza irá receber o empresário Zhang Yue, fundador e presidente de uma empresa chinesa que vem revolucionando o setor da construção civil. No início de 2015, a Broad Sustainable Building (BSB) concluiu a construção de um prédio de 57 andares em apenas 19 dias, na China. Zhang Yue participará do InovaConstruir Experience, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Ceará (Sinduscon-CE). O evento é aberto ao público e será realizado no Gran Mareiro Hotel, nos dias 27 e 28 de setembro.
“O Sinduscon quer fomentar a inovação, buscando o aumento da produtividade, por isso resolvemos trazer o Zhang Yue, que virá pela primeira vez ao Brasil”, diz André Montenegro, presidente do Sinduscon-CE. “Essa empresa (BSB) vem revolucionando a construção mundial, batendo recordes em velocidade de construção. Então esse será um evento único. Ao trazer essa empresa para cá, espero que isso possa fomentar parcerias aqui no Brasil, para o uso de novas tecnologias”, ele diz.
Segundo Montenegro, um dos diferenciais da BSB é sua eficiência, que implica na redução de custos e no aumento de produtividade. “Ela verticalizou a produção, e têm uma fábrica de 230 mil m², com mais de quatro mil colaboradores. E exemplos como o dessa empresa mostram que a gente tem que sair da nossa zona de conforto. O custo da construção civil está ficando muito alto, e a gente precisa ter ganho na produtividade”, conta.
‘Método modular’
Especializada no desenvolvimento de prédios pré-fabricados, a BSB utiliza o “método modular” para construir seus arranha-céus em tempo recorde. Os blocos que compõe a estrutura das edificações chegam ao canteiro de obras já prontos. E lá são “encaixados” por guindastes. Foi assim que a empresa conseguir erguer os 57 andares do Mini Sky City, em apenas 19 dias, uma média de três pavimentos por dia. O prédio, erguido em Changsha, capital da província de Hunan, tem 800 apartamentos e espaços para escritório com capacidade para 4 mil pessoas. Embora tenha levado menos de 20 dias para erguer o prédio, a empresa gastou mais de quatro meses na fabricação dos 2,736 módulos que iriam compor sua estrutura de aço e vidro. De acordo com a empresa, cerca de 90% da edificação foi pré-fabricada.
InovaConstruir Experience
Durante o evento, para o qual são esperados os principais empresários da indústria da construção do Brasil, serão realizados painéis sobre novas técnicas de construção aplicadas internacionalmente, com foco em produtividade, sustentabilidade além da possibilidade de inserção na realidade brasileira. O objetivo, diz o presidente do Sinduscon-CE, é aproximar a indústria da construção brasileira das principais técnicas inovadoras em destaque no mundo.
Segundo Montenegro, a vinda de Zhang Yue foi acertada com o presidente binacional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC), Charles Tang. O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Fonte: Diário do Nordeste