A empresa sueca LOTS Group, do grupo Scania, responsável pela otimização das operações logísticas por meio da tecnologia e inovação, chega a Goiás e começa a atuar no setor de transporte de cana-de-açúcar nas cidades de Mineiros e Perolândia.
A empresa, que atua desde 2018 no transporte de cana-de-açúcar e em diversas cidades do interior do Estado de São Paulo, já iniciou os investimentos nas cidades goianas com a construção de uma torre de controle, para monitoramento da frota em tempo real 24h, e também construiu uma oficina de manutenção para revisão dos veículos. Mais de 220 profissionais da região já foram contratados e a atuação da empresa deve movimentar ainda mais o mercado local.
“Conforme a operação for aumentando, precisaremos de mais mão de obra, ou seja, mais pessoas serão contratadas. Investimos em capacitação e treinamentos e na diversidade, tanto que temos um programa exclusivo para treinar mulheres que querem trabalhar como caminhoneiras”, destaca o Chief Human Resources Officer da LOTS na América Latina, James Demarchi.
A empresa está implementando ainda soluções tecnológicas para planejamento e roteirização de viagens, gestão de pneus, monitoramento de estradas, telemetria e câmeras embarcadas nos veículos, georreferenciamento dinâmico, aplicativo do motorista, tudo para tornar o transporte mais seguro.
Números
As novas operações da LOTS em Goiás fazem parte do plano de investimento da empresa de R$ 230 milhões dedicados à América Latina durante o ano de 2023. Segundo Stephanie Amaral, responsável por Desenvolvimento de Negócios da empresa na América Latina, “a expectativa é crescer na região, aumentar a atuação, se consolidar e prospectar novos parceiros, já que Goiás é o quarto maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil”.
A LOTS espera transportar 3,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nas suas novas operações de Mineiros e Perolândia. O Estado de Goiás deve colher 72,7 milhões de toneladas da matéria prima na Safra 2023/2024, de acordo com a pesquisa Agro em Dados. O resultado supera em 2,3% o volume alcançado na safra anterior e representa 11,4% da produção total brasileira. O estado é o quarto maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil.