Na última semana, mais um reajuste – dessa vez de quase 20% – nos combustíveis chegou ao bolso do brasileiro. Para driblar a crise, empresas apostam em soluções de automação, como a roteirização de trajeto, que resultam em rotas mais curtas e eficientes, o que possibilita um tempo menor de percurso. A adoção destas medidas é capaz de reduzir em até 6% o custo do combustível.
No setor de distribuição, que sofre com os constantes aumentos, o insumo é fator fundamental para a prestação de serviço, e por isso novas alternativas ganham força para que as empresas que utilizam do transporte e da logística possam manter suas operações.
A automação do processo de entregas, com a criação de rotas eficientes, por exemplo, tem sido a alternativa para muitos negócios. Soluções de roteirização não só ajudam as companhias a organizar as rotas, como também a optar por caminhos mais eficientes, englobando pedidos e entregas em um mesmo deslocamento. Neste sentido, o veículo faz um trajeto menor para realizar as mesmas entregas, o que gera uma economia de mais de 5% no custo do combustível. André Jacinto, diretor da Lincros, empresa especializada em soluções para gestão logística, dá um exemplo prático de como a roteirização garante melhor aproveitamento do combustível e pode ser um fator crucial para evitar perdas neste momento. “Tomando como base o valor de R$ 7,00 no litro do diesel, podemos usar como exemplo uma empresa de alimentos, que atua distribuindo seus produtos em território brasileiro, e que possui uma solução de roteirização. Com a roteirização, a empresa consegue otimizar o percurso, com base em mapas atualizados, rotas mais eficientes e com menos paradas, agrupamento de pedidos e redução de retornos. Neste cenário, estima-se que a economia desta empresa pode chegar a aproximadamente R$ 97 mil em um único mês de distribuição. No ano, essa diferença acumulada em um cenário de automação pode ultrapassar o valor de R$ 1 milhão em economia de combustível, o que pode significar a continuidade do negócio em tempos de crise. ”, explica.
A aplicação da automação nas empresas garante mais segurança no cenário incerto dos insumos. “O aumento sentido nos postos vai chegar não só à logística, mas também aos produtos finais, já que será necessário repassar os custos ao consumidor. Com a redução do uso de combustível e a melhoria dos percursos, é possível observar uma melhora em toda a cadeia, incluindo o relacionamento com o cliente, que não sentirá o aumento dos preços”, destaca André.