Empresas apostam na Logistique para a divulgação de seus produtos e serviços. A Logweb é parceira do evento

A ser realizada no período de 23 a 25 de outubro próximo, das 14h às 21h, no Centro de Exposições Expoville, em Joinville, SC, a 5ª edição da Logistique – Feira de Logística e Negócios Multimodal já conta com a participação de várias empresas do segmento, dos mais variados portes.
Organizada pela Zoom Promoção de Feiras e Eventos (Fone: 49 3361.9200), o evento tem parceria comercial com a Logweb, que também é a mídia e o catálogo oficiais.

Expectativa é grande
Apresentando-se como a “Nova oportunidade para a logística brasileira”, a expectativa é grande em torno da Logistique, que objetiva tornar-se a segunda maior feira do Brasil no segmento.
“A participação de renomados expositores e a assinatura no patrocínio de grandes players, como Hamburg Sud, Aliança e Porto de Itapoá, não apenas validam a iniciativa, como demonstram o potencial mercadológico que o evento representa para seus interesses e negócios, tanto no mercado catarinense quanto brasileiro”, comenta Leonardo Rinaldi, diretor da Logistique.
Ele também explica que Santa Catarina é um estado diferenciado, tem vocação natural para este segmento. “Toda essa pujança e vitalidade econômica, somada aos diferenciais competitivos, nos permitem realizar aqui esse importante evento, promovendo, de forma expressiva, toda a cadeia de negócios em nível nacional. A nossa expectativa, enquanto organizadora do evento, é de que esses excelentes indicadores aumentem ainda mais o sucesso da Logistique, que tem o propósito de criar esse ponto de network e negócios entre o setor, servindo como importante plataforma para as demais regiões, atraindo empresários e profissionais não só do Brasil, mas de países do Mercosul que possuem relacionamento comercial com nossa região.”
Com este posicionamento, a Logistique nasce a partir de uma demanda própria do setor, o que torna os organizados ainda mais otimistas quanto ao seu sucesso.
A proposta da Logistique é criar a logística perfeita – reunindo soluções completas para toda a cadeia, possibilitando, desta forma, atender a logística de ponta a ponta. Tanto que, da exposição, participará toda a cadeia de negócios associada à logística, intralogística, transporte multimodal de cargas e comércio exterior.

Parcerias estratégicas
Um dos desafios da feira é deixar o evento menos regional e buscar amplitude de negócios com todo o trade nacional. Para isto, várias parcerias estão sendo articuladas com diversas associações, tanto regionais quanto nacionais, para que divulguem o evento junto aos seus associados e parceiros. Na mídia segmentada, foram feitas parcerias com os principais veículos nacionais. “Recentemente buscamos amplitude com um parceiro estratégico para o Mercosul, e a feira passa a ser divulgada também na Argentina, no Paraguai, Uruguai, México, na Bolívia e na Espanha. Também estamos com um planejamento de mídia e comunicação agressivos, para que o público-alvo comprador que interessa ao expositor receba a informação.”
Rinaldi também informa que a organizadora está levantando junto às entidades e associações os principais temas de interesse do setor e compondo um programa altamente qualificado de conferências e workshops. A grade será formada por especialistas que debaterão de forma ampla a temática da Feira: “Otimização logística com a integração perfeita entre os modais”.
Veja a seguir mais algumas empresas que confirmaram participação na Feira: elas falam sobre as suas expectativas e sobre o que vai ser apresentado e lançado no evento.

Metaro
“Possuímos uma linha de produtos versáteis e modernos para docas e logística entre diferentes níveis de pavimentos e veículos, como niveladoras de doca, mesas elevatórias pantográficas, docas móveis e niveladores de doca rebocáveis, bem como acessórios e automação para docas. E na Logistique vamos apresentar nossas niveladoras de doca embutidas, mesas elevatórias pantográficas, docas móveis, acessórios para doca e kits sensores de estacionamento para doca.”
A apresentação é de Oseias Przendziuk, diretor comercial da Metaro Indústria e Comércio (Fone: 54 3519.0080). Ele também informa que esta é a primeira participação da empresa no evento e que buscam divulgar a marca, promovendo a venda de sua linha de produtos, bem como lançar uma linha nova – “nosso primeiro implemento rodoviário, em parceria tecnológica com a empresa Italiana TM Pedane, que tem uma vasta experiência neste segmento. Este equipamento auxilia na agilidade das operações logísticas, reduzindo custos com mão de obra e avarias de mercadorias, proporcionando maior segurança operacional.”
Przendziuk finaliza dizendo que, com relação às perspectivas da empresa em relação ao evento, esperam aumentar em 30% as vendas no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018.
Phametal
Esta é a primeira participação da Phametal Sistemas de Armazenagem (Fone: 54 3452.7363) na Logistique. A empresa se apresenta com interesse na região do Estado de Santa Catarina e, obviamente, na prospecção de novos clientes. A linha de produtos da Phametal inclui: Estruturas portapaletes, inclusive em versões com passarela, flow racks, estruturas drive-in e cantilever, divisórias, racks e paletes metálicos, portabobinas, mezaninos, mesas para refeitórios, acessórios – como protetores de montante, stop de fundo, protetores de coluna e planos aramados –, além de produtos especiais, incluindo racks com laterais em madeira e escadas.

Power Lead
A Power Lead Baterias Tracionárias (Fone: 49 3328.4356) já participou da Logistique em 2012, e novamente agora buscam a divulgação da marca e a apresentação de seus produtos e serviços. “Também vislumbramos uma excelente oportunidade de desenvolver novos negócios e novas parcerias comerciais”, dizem Luan Paludo e Leandro Fernandes, ambos do departamento comercial da empresa.
Sobre as perspectivas da empresa em relação ao evento, eles apontam que é a melhor possível. “Estamos nos preparando para um grande evento, com participação de grandes expositores em marcas, produtos e serviços com novidades tecnológicas e elevado número de visitantes. E também vamos aproveitar para fazer o lançamento de nossa bateria tracionária de 6 V, para plataformas e veículos elétricos, com placas positivas tubulares.”
Paludo e Fernandes também citam a linha de produtos/serviços que serão mostrados no evento: baterias tracionárias para veículos elétricos em geral – empilhadeiras, paleteiras, rebocadores, plataformas. “Realizamos prestação de serviços em planos diferenciados de locações de baterias, além de um completo serviço de manutenções preventivas e corretivas. Também oferecemos serviços de coletas e entregas das baterias e o fornecimento de peças de reposição, incluindo água deionizada, cabos, conectores, conexões, interligações, válvulas flip-top e de enchimento automático”, completam.

Porto de Imbituba
Esta é a primeira participação do SCPar Porto de Imbituba (Fone: 48 3355.8900) na Feira Logistique. “Estar presente na única feira de logística do Estado de Santa Catarina é primordial para concretizar nossa estratégia comercial, apresentando-se como uma grande oportunidade de mostrar o complexo portuário de Imbituba ao mercado e potenciais clientes. Nosso propósito é mostrar ao mercado a infraestrutura e as vantagens competitivas do complexo portuário de Imbituba, localizado no Sul do Estado de Santa Catarina. Na infraestrutura, os visitantes poderão conhecer a vasta área de armazenagem e equipamentos da instalação portuária. Com relação às vantagens competitivas, conhecerão mais de perto o porto com a maior profundidade do Sul do Brasil, que tem facilidade de acesso, tanto rodoviário quanto marítimo, é capaz de operar todos os tipos de cargas e usufrui de condições climáticas favoráveis, o que o torna apto a operar 24h, 365 dias por ano”, comenta Géssica da Silva, analista portuária/Comunicação Social da Porto.
Ela também destaca que a equipe técnica da Autoridade Portuária estará disponível no estande para apresentar todos os serviços oferecidos pelo Porto de Imbituba, o qual possibilita operações de importação e exportação de todos os tipos de cargas: granéis agrícolas, minerais e líquidos, carga geral e contêineres. Os contêineres contam com duas linhas de navegação: cabotagem e longo curso (Linha Ásia).

Porto de São Francisco do Sul
O Porto de São Francisco do Sul (Fone: 47 3481.4800) também confirmou sua participação na Logistique e vai mostrar a grande gama de serviços oferecidos e as vantagens de lá operar. Entre elas a otimização das operações, localização privilegiada na Baía da Babitonga e a poucos quilômetros da BR 101 e sua infraestrutura aquaviária e terrestre: canal de acesso com 14 metros de profundidade, interligação pelos modais ferroviário e rodoviário e excelente complexo de pátios e armazéns. “A importância de participarmos de um evento da grandeza da Logistique está no network e na visibilidade de nosso porto perante aos usuários, especialmente os armadores – representantes dos donos de cargas operadas no comércio exterior brasileiro – e operadores portuários que visitam a feira”, ressalta o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Luiz Henrique Furtado. Ele também comenta que o objetivo é fazer contatos com possíveis clientes e com os atuais, “mostrando nosso interesse por novas tecnologias e facilidades para adaptar nosso Porto ao competitivo mercado do comercio exterior. Motivo que torna crucial investirmos e estarmos presentes nestes eventos. Os bons resultados, com certeza, são evidentes”, acrescenta.
Com gestão do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da SC – Parcerias S/A, o Porto de São Francisco do Sul segue uma trajetória crescente. Encerrou o exercício de 2017 com a operação de 12,19 milhões de toneladas em mercadorias importadas e exportadas e avanço de 17% com relação a 2016. Esse volume embarcado e desembarcado consolidou o Porto como o maior movimentador de cargas em Santa Catarina, terceiro maior do Sul do Brasil em granel sólido e o sexto porto brasileiro em movimentação de carga geral. A expectativa para este ano é superar a performance do ano passado, com a movimentação de aproximadamente 13,4 milhões de toneladas e crescimento de 10%.
Além da tendência natural do mercado para as commodities, a boa expectativa dos gestores do Porto de São Francisco para este ano é justificada pelos investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões, em recursos próprios, que o porto recebeu. Entre as melhorias estão a construção do gate-in com novas balanças rodoviárias, substituição e ampliação de todo o sistema de iluminação e aterro do Pátio do Berço 201, o que representa a ampliação de 10 mil metros quadrados de área primária, em fase de licitação.
A SC Par também está implantando um novo sistema de gestão no Porto de São Francisco do Sul, com o mapeamento de processo, indicadores e metas, com o objetivo principal de padronizar os serviços e agregar agilidade às operações. Para os próximos cinco anos ainda estão previstos investimentos de mais R$ 140 milhões em obras.