O PETY – Programa de Excelência em Transportes Ypê, realizado pela Química Amparo (Fone: 19 3808.8000), mais conhecida pela marca Ypê, e do qual a revista Logweb é divulgadora oficial, recebe o reconhecimento das empresas participantes. Veja a seguir.
Benefícios
Tendo alcançado o terceiro lugar no segmento “Carga Itinerante” do PETY em 2016, a IDZ Marson Transportes (Fone: 19 99989.2257) percebeu mudanças no “olhar do mercado” em consequência da premiação. “Houve sim, entendendo a real importância em cumprir os lead times e as exigências”, diz Mauricio Akio Mori, supervisor de transportes da empresa.
Sobre o que mudou na IDZ Marson ao participar deste Programa, Mori diz que “foi na forma de gerenciamento dos veículos, tanto na hora de agendar para o carregamento, quanto para efetuarmos a entrega no cliente, sempre mantendo contato com os motoristas para sabermos o status real do veiculo”. Tanto que, entre os principais benefícios alcançados ao participar do PETY, o supervisor de transporte aponta o gerenciamento dos veículos em rota, tendo a informação real do motorista referente a algum problema possível em rota. “Sempre buscamos a melhoria contínua, com o intuito de alavancarmos nosso nível de serviço”, finaliza Mori, referindo-se aos próximos passos da empresa para continuar competitiva, tanto do PETY, quanto em relação ao mercado como um todo.
Ferramentas adequadas
Também vencedora no PETY de 2016 – obteve o terceiro lugar na categoria “Carga Fechada” –, a Transportes Cavarzan (Fone: 19 3807.1665) alcançou vários benefícios por participar do Programa. “Estamos obtendo, em conjunto com o cliente, a oportunidade de aplicar as ferramentas adequadas, gerando uma resposta de trabalho de qualidade, e nos motivando a ampliar nossos negócios, fortalecendo nossa parceria, buscando alcançar resultado positivo na relação cliente/transportador no mercado atual”, comemora Antonio Marcos Cavarzan, sócio administrativo da transportadora.
Com relação às mudanças ocorridas na empresa ao participar deste Programa, Antonio Marcos salienta que a participação no PETY tem motivado a empresa a atender novos desafios, “onde os pequenos têm a oportunidade de participar de programas que melhoram a nossa gestão. Estamos nos dedicando a padronizar nossa operação, prestando serviços aos nossos clientes e nos adequando ao mercado globalizado e competitivo, implantando metas e trabalhando internamente nossa gestão logística, englobada com a participação ativa de todos os nossos colaboradores”.
Com base nestas ações, a empresa planeja acompanhar atentamente o mercado, buscar capacitação e inovação, ampliando e renovando sua frota, concentrando atentamente no bem estar dos colaboradores, de modo que possam desenvolver serviços com qualidade e segurança.
Indicadores de gestão
“Conseguimos aplicar indicadores de gestão em todas as áreas da empresa, alinhados ao programa PETY.”
A afirmativa é de Phillipe Alcântara, gerente comercial da Litoral Sul Transportes (Fone: 48 3263.1494). Ele também destaca que a visão de gestão que o programa levou a empresa a ter foi um dos benefícios mais importantes trazidos pelo PETY, já que se passou a não pensar simplesmente em carregar e entregar, mas, sim, a prestar atenção aos “N” processos que há entre essas duas ações, e que antes não eram levados em consideração.
Alcântara também destaca que a participação no Programa trouxe mudanças significativas para a empresa, como o fato de os processos se tornarem mais dinâmicos, mais organizados, dando mais efetividade dentro dos processos operacionais. “Também já estamos tomando os próximos passos para continuarmos competitivos, tanto no PETY, quanto em relação ao mercado como um todo: contratamos estagiários para a área de gestão de logística e estamos capacitando um de nossos gerentes com uma pós-graduação na área de logística”, completa o gerente comercial.
União
Por sua vez, Wanfrim Alves Fonseca, executivo de vendas da Transportes Faraem (Fone: 51 3018.1120), diz que a sua empresa iniciou no Programa em 2017 e que ele permitiu unir ainda mais a equipe comercial, operacional e administrativa, tentando atender cada vez melhor a Ypê. “Aprendemos como é importante zelar pela imagem do nosso cliente, fazendo sua carga chegar bem no seu cliente, que também é nosso cliente, e com isto alcançaremos a excelência no atendimento.”
E Fonseca continua: “A Transportes Faraem é uma empresa familiar que está no mercado desde 1983, e com o bom atendimento que oferecemos à Ypê, fica claro que a equipe de logística daquela empresa passe informações da Faraem para outros embarcadores, que logicamente vão nos procurar, pois se temos condições de operar com o segundo embarcador do país, temos condições de operar com os demais”.
Sobre os próximos passos da empresa para continuar competitiva, o executivo de vendas diz que têm que zelar pela marca do seu cliente. “Assim, todos os dias tentamos ser competitivos tanto no PETY, quanto em relação ao mercado como um todo. Estamos procurando expandir para novas regiões de atendimento, abrindo um leque maior de cidades atendidas pela Faraem, e, para 2018, estamos estudando adquirir novas carretas sider para atender a Ypê, bem como futuros parceiros.”
Proximidade
“A nossa empresa conseguiu se aproximar bastante da Ypê e agir preventivamente, antes de os problemas acontecerem. Isso fez com que nossa organização interna melhorasse muito e conseguíssemos prestar um serviço de alto nível de serviço a Ypê.” O comentário, agora, é de Victor Silva Natal, gerente de operações da Transportes Natal (Fone: 48 3431.0600).
Ele também relaciona os benefícios alcançados por sua empresa ao participar do PETY: melhoria de indicadores, aumento da produtividade da frota, redução de tempo de espera nos carregamentos e motoristas mais bem qualificados para o mercado de transporte. “Afinal, no mundo de hoje, altamente competitivo, as empresas têm de estar sempre analisando indicadores de performance junto aos seus clientes. A Ypê ajuda a proporcionar tudo isso com o PETY”, diz Victor.
Desempenho
Outra empresa participante do PETY, a Transrobert Transportes (Fone: 71 3301.4541) também passou por mudanças ao participar do Programa. “O PETY veio adicionar conquistas que foram contempladas pelo incentivo à organização, sendo assim, nossa empresa ganhou muito no que tange ao desempenho nas entregas, por estar alinhada a um padrão que diariamente somos impulsionados a buscar”, diz Alexandra Barreto Lima, gestora operacional da empresa.
Ela também lembra que houve mudanças no “olhar do mercado” para a Transrobert em consequência desta participação. “Com certeza, a qualidade no atendimento se estende por toda a operação, fazendo com que não apenas nos empenhemos em oferecer qualidade a uma única empresa, mas estarmos inseridos em um mercado onde podemos nos destacar por serviços de qualidade, rapidez e controle, em uma plataforma ampla de negociações designadas a este padrão ofertado.”
Alexandra também informa que o PETY condiciona a empresa a exercer um trabalho mais personalizado, no qual toda operação precisa estar alinhada diariamente, fazendo com que o cliente seja o primeiro alvo a perceber o compromisso que a empresa se empenha em oferecer.