O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do calendário comercial, impulsionando aumentos nas vendas e, consequentemente, na demanda por serviços de entrega. Neste ano, 59% dos brasileiros planejam comprar presentes de Dia dos Pais, de acordo com o Opinion Box, resultado próximo do encontrado em uma pesquisa da Globo sobre a data, em que 53% dos entrevistados afirmaram a intenção de presentear no dia 11 de agosto.
Para Vinicius Valle, gerente de marketing da Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística, o primeiro passo para uma temporada de entregas bem sucedida é prever o volume de encomendas baseado em dados de anos anteriores e tendências de mercado, já pensando em evitar atrasos e sobrecarga logística. “Com essas informações, é possível ajustar a capacidade operacional, contratando temporários, ampliando a frota de veículos e reforçando o estoque de embalagens e materiais de envio”, comenta.
O estudo da Globo ainda diz que o período de compra tende a variar entre quem prefere a loja física e o e-commerce. Entre os consumidores digitais, 68% consideram comprar com duas semanas ou mais de antecedência. No caso do PDV físico, 43% dos compradores deixarão a tarefa para a semana do Dia dos Pais.
Logo, o setor de logística precisa se preparar de maneira estratégica para atender à demanda e garantir que as encomendas cheguem a tempo. Para isso, o mercado pode contar com sistemas avançados de gestão de armazéns e de gerenciamento de transporte, para otimizar as rotas de entrega, reduzir o tempo de transporte e maximizar a utilização dos veículos. “Com o auxílio dessas ferramentas, o uso de inteligência artificial e machine learning permitem prever e mitigar possíveis gargalos logísticos, melhorando a precisão das entregas”, continua o especialista.
Mesmo com todo o planejamento, imprevistos podem acontecer, e a gestão eficaz de problemas é fundamental. Afinal, o Código de Defesa do Consumidor estipula atraso como descumprimento da oferta e garante direitos como reembolso e rescisão de contrato. Políticas claras de resolução de problemas, como reenvio de encomendas ou emissão de vales-compra, ajudam a minimizar o impacto negativo para os consumidores. Equipes de atendimento ao cliente bem treinadas são essenciais para lidar com reclamações e encontrar soluções rápidas e satisfatórias.
Portanto, manter os clientes informados sobre o status de suas encomendas é uma premissa básica para as datas comemorativas, inclusive nos eventuais atrasos. “Sistemas de rastreamento em tempo real permitem que os consumidores acompanhem cada etapa do processo de entrega. Notificações por SMS, e-mail ou aplicativos móveis informam sobre o progresso da entrega e a previsão de chegada, proporcionando maior transparência e confiança”, conclui Valle.