Há dois anos, os Correios oferecem gratuitamente a seus clientes a possibilidade de acompanhar, por SMS, o andamento das entregas. A ferramenta de interatividade postal chamada Entrega Interativa usa tecnologia da Zenvia – companhia brasileira que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores por meio de seus dispositivos móveis – para que as mensagens alcancem os usuários do serviço com segurança e eficiência, além de minimizar o volume de entregas malsucedidas e devoluções. Desde a implementação, em janeiro de 2015, mais de 76 milhões de envios foram rastreados via SMS. Devido aos bons resultados, a parceria tem novas etapas definidas para a evolução do serviço.
A funcionalidade é válida tanto para os itens postados no Brasil quanto no exterior, desde que o celular cadastrado seja nacional. Segundo Eugenio Montenegro, vice-presidente Corporativo dos Correios, com a parceria da Zenvia, o serviço trouxe uma melhora de qualidade significativa, além de praticamente a totalidade de clientes aderirem ao serviço quando o mesmo é oferecido pelo atendente. “Foi verificada uma percepção de maior qualidade do serviço pelos clientes que usam a interatividade. Agora estamos realizando análises para verificar o aumento da efetividade das entregas a partir do envio de mensagens SMS aos destinatários”, constata.
Para utilizar o serviço, o interessado pode cadastrar o número de celular em três momentos: durante a pré-postagem para remetentes integrados via SIGEP Web (sistema que prepara e gerencia as postagens de clientes dos Correios) ou pelo SARA XML (sistema que administra as encomendas enviadas aos Correios); durante a postagem na agência (remetentes); ou na página de rastreamento dos Correios (www.correios.com.br/rastreamento), mesmo depois da postagem (remetentes ou destinatários).
Para tornar o serviço ainda mais abrangente e eficaz aos clientes, os Correios já estão desenvolvendo com a Zenvia a substituição do AR (Aviso de Recebimento) convencional, ou impresso, pelo eletrônico, facilitando a consulta de qualquer aparelho e em qualquer lugar. O piloto já foi executado e a previsão é de que o novo formato de AR entre em funcionamento já em 2017, pelo menos no atendimento ao varejo. “Nosso objetivo é sempre oferecer as melhores soluções para simplificar os processos de interação entre empresas e seus clientes de forma rápida, eficiente e inteligente, com benefícios para todos”, observa a gerente Comercial da Zenvia, Silvana Razeira.
Em um futuro próximo, numa evolução da parceria entre as duas empresas o serviço trará ainda mais possibilidades de interação para remetentes e destinatários. Será possível, por exemplo, alterar o endereço de entrega, durante o percurso, pelo simples e rápido envio de SMS com a tecnologia Zenvia. “A Entrega Interativa é uma ferramenta importantíssima e deverá ser utilizada por muito tempo no futuro, sendo aprimorada dia a dia”, completa Montenegro.