Equipamento de Sorter em aplicação Zig Zag é novidade no setor logístico e especialista explica funcionalidade

Um estudo realizado pela consultoria McKinsey, com mais de 250 fornecedores do setor logístico mundial, apontou que 87% dos participantes afirmaram que, desde 2020, mantiveram ou aumentaram seus investimentos em tecnologia, enquanto 97% planejam ampliar o aporte de recursos no segmento pelos próximos três anos. 

Tais inovações, contudo, são percebidas além de soluções digitais, indo de encontro, inclusive, com equipamentos para aprimorar as operações. Uma das novidades da área é o One Ship Slim Sorter em aplicação Zig Zag, uma modalidade de sorter que oferece eficiência e precisão na classificação e separação de itens. 

Foto: divulgação/PitneyBowes

De acordo com Murilo Namura, Head Of Sales da Área de Equipamentos da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, o equipamento é projetado para otimizar o processo de triagem de encomendas: “Esse sistema utiliza tecnologia avançada de roteamento zig zag para garantir que cada item seja direcionado para o seu destino correto de forma rápida e precisa. Além disso, é uma excelente opção para empresas que processam objetos pequenos, como flyers, embalagens menores e caixa”. 

Conforme o head, os benefícios do aparelho podem ser encontrados em melhoria da eficiência operacional com mais otimização do espaço e uma triagem mais rápida dos produtos, precisão aumentada ao conduzir corretamente a mercadoria, flexibilidade para ser adaptado a diferentes itens e layouts e, sobretudo, redução de custos com economias de tempo e recursos. 

Com crescimento constante no setor, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que a projeção do PIB no Brasil cresceu de 2,3% para 3,3% em 2023, e para 2024 a expectativa preliminar é que exista um crescimento de 2%.

“O setor logístico movimenta o país e impacta diretamente a nossa economia. Essa novidade traz mais um fator importante para que o mercado continue nessa evolução contínua, com mais eficiência, precisão e custo-benefício, aliadas à flexibilidade e adaptabilidade do sistema que faz desta tecnologia uma ferramenta essencial para empresas que buscam manter-se competitivas e inovadoras”, conclui Murilo.