Eric Hemar, CEO do ID Logistics Group, fala das tendências e das mudanças globais na logística

CD da Wella Company, o terceiro maior do mundo, em parceria com a ID Logistics

Nesta entrevista exclusiva para o Portal Logweb, Eric Hemar, CEO do ID Logistics Group, fala sobre as tendências globais que impactam a logística, bem como sobre as mudanças no setor, além, é claro, das estratégias da sua empresa. Acompanhe.

Quais são as principais tendências globais que estão impactando o setor de logística?

Hemar: Primeiramente, destacaria a busca pelo controle de custos como uma tendência importante para o setor de logística. De fato, isso é uma consequência lógica da pressão exercida pelos nossos grandes clientes (distribuidores, fabricantes e e-comerciantes). Em segundo lugar, nossos clientes desejam eficiência em um ambiente cada vez mais complexo (variabilidade, sazonalidade…).

Em terceiro lugar, um novo desafio que o setor de logística enfrenta atualmente é reter os funcionários. As empresas precisam ser mais atraentes e oferecer melhorias contínuas no ambiente de trabalho, desenvolvimento de carreira, reconhecimento e comprometimento da equipe.

Como as empresas devem se preparar para essas tendências para se tornarem mais competitivas em termos logísticos?

Hemar: Elas precisam abordar os Recursos Humanos com foco em investimento contínuo em treinamento e retenção de talentos. É claro que a inovação é fundamental para garantir os mais altos padrões de excelência operacional.

Quais setores você identifica como os mais promissores para expansão logística no Brasil?

Hemar: Moda, e-commerce, FMCG (bens de consumo de alta rotatividade) e cosméticos.

Quais são os principais desafios na contratação e retenção de talentos em logística? Quais são as novas habilidades?

Hemar: Empresas como a ID Logistics precisam oferecer a cada funcionário os recursos necessários para alcançar suas próprias ambições em um setor inclusivo. É fundamental proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, um forte senso de pertencimento e um trabalho que tenha significado. Em 2023, a ID Logistics criou uma verdadeira marca empregadora para focar nos valores do Grupo e destacar os pontos fortes para futuros funcionários. Essa abordagem ajuda muito na contratação de pessoas com novas habilidades, especialmente em automação e mecanização.

Eric Hemar, CEO do ID Logistics Group

Como você compara as operações logísticas em condomínios logísticos no Brasil com outros países onde a ID Logistics atua?

Hemar: Os condomínios em outros países são bastante comparáveis à organização brasileira. Em todos os lugares, grandes clientes preferem ficar na mesma área para compartilhar recursos e pessoal. A especificidade do Brasil é a questão fiscal. A competição fiscal entre os diferentes estados às vezes desorganiza a logística ideal.

Como a ID Logistics está se adaptando às mudanças no cenário global de logística?

Hemar: A ID Logistics continua sendo um “pure player” em logística contratada, oferecendo um serviço de alta qualidade, incluindo muitas inovações para se manter competitiva e apoiar grandes contas em seu desenvolvimento global, proporcionando uma ampla cobertura geográfica. A ID Logistics também apoia seus funcionários em seu desenvolvimento profissional, para que possam progredir e alcançar seus objetivos pessoais. Finalmente, para a ID Logistics, a Inteligência Artificial, junto com a robotização, deve oferecer valor agregado e melhorias operacionais significativas, tanto para os clientes quanto para os funcionários, mesmo que ainda estejamos apenas no início do processo.

Quais são as principais estratégias da ID Logistics para crescer no mercado brasileiro?

Hemar: A ID Logistics quer se tornar um player importante no mercado brasileiro. Com mais de 60 unidades e 9.000 pessoas, o Grupo expandiu sua expertise técnica e equipes de vendas para conquistar mais clientes em três setores de negócios específicos: e-commerce, moda e FMCG (bens de consumo de alta rotatividade). A ID Logistics continuará a apoiar grandes grupos globais em sua abordagem para organizar e otimizar sua cadeia de suprimentos.

Como a ID Logistics está utilizando a tecnologia para melhorar suas operações logísticas?

Hemar: Com uma média de 2,6 inovações implantadas por unidade em 2023, a ID Logistics demonstrou sua capacidade de promover projetos de melhoria. O Grupo possui parcerias sólidas, centros de competência dedicados e múltiplas aplicações operacionais. Em 2023, mais de 500 robôs foram instalados em armazéns ao redor do mundo, como Autostore, Six Axis ou Smart Vision.

Quais novas operações a ID Logistics planeja iniciar no Brasil e ao redor do mundo neste ano? Mencione os novos clientes.

Hemar: No Brasil, começamos uma nova parceria com a Wella e Docile na região de Extrema/MG, no início de 2024, e duas startups adicionais estão previstas para o segundo semestre (nos setores de cosméticos e bebidas alcoólicas). Em nível de grupo, a ID Logistics continuou seus investimentos em 2023 com a aquisição da Spedimex na Polônia, uma operação que gerou sinergia comercial alguns meses depois ao acompanhar um líder mundial em moda no Reino Unido. O Grupo também ganhou vários contratos estratégicos em ambos os lados do Atlântico, o que abre grandes perspectivas de crescimento para 2024.