Com o objetivo de levantar, acompanhar e analisar periodicamente as informações logísticas do mercado, em especial os valores de fretes praticados nas principais rotas de distribuição de bebidas das fábricas para os distribuidores e revendedores, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial – ESALQ-LOG (Fone: 19 3429.4580) lançou o Sistema de Informações Logísticas de Bebidas – o SIL Bebidas –, disponibilizando informações so-bre o mercado de fretes de bebidas no Brasil.
O novo sistema atualiza, mensalmente, as informações de fretes para bebidas para aproximadamente 115 rotas rodoviárias, além de serem divulgadas análises qualitativas do comportamento desse mercado de fretes.
A partir de agora, para que os interessados continuem com acesso às informações levantadas pelos pesquisadores do Grupo ESALQ-LOG a respeito deste mercado, um serviço de assinaturas está sendo disponibilizado.
Para se tornar assinante, basta entrar em http://log. esalq.usp.br/bebidas, confirmar os dados cadastrais e definir o período de interesse para a assinatura. O assinante terá acesso tanto às informações atualizadas de fretes para bebidas referentes aos três últimos meses como à análise de mercado.
Segundo Augusto Hauber Gameiro, vice-coordenador do Grupo ESALQ-LOG, “provavelmente é na gestão do frete cobrado pelo transporte das fábricas para os distribuidores que estão os maiores desafios para as companhias de bebidas, uma vez que a concorrência é bastante acirrada nesta etapa. Além disso, há a necessidade de processos constantes de negociação e contratação de transportadoras para executá-lo de forma econômica”.
Ainda de acordo com Gameiro, a logística de bebidas e cervejas no Brasil apresenta algumas características como “intensa utilização de apenas um modal de transporte; mercado de transporte bastante pulverizado, inclusive com a presença significativa de transportadores autônomos; baixo número de caminhões específicos apropriados pa-ra o transporte de cervejas; e grande número de caminhões com idade avançada para a realização do transporte”.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.