A Jundiaí Log organizou no dia 26 de setembro último o 1º Fórum de Modais para discutir e avaliar a infraestrutura logística de Jundiaí, SP, e dos municípios do entorno, frente à perspectiva do apagão logístico. “Conseguimos reunir grandes nomes da infraestrutura logística nacional para a troca de experiências e a articulação de perspectivas futuras num ambiente criado para fomentar negócios”, disse Luciano Correa da Rocha, idealizador do evento e presidente da Jundiaí Log.
Estavam reunidos no evento representantes dos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e marítimo que apresentaram a realidade de cada setor e apontaram dificuldades e sugestões para adequar o escoamento de cargas.
Entre os participantes estavam: Rodrigo Vilaça, diretor Executivo da ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários; Augusto Olavo Leite, engenheiro do departamento Hidroviário da Secretaria de Estado dos Transportes; Sandro Norberto, diretor de Operações da Gafor Logística; e José Roberto Lourenço, da Ferrovia MRS Logística.
O ponto em comum entre todos os palestrantes foi a falta de apoio e de investimento dos governos, uma das principais causas que atrapalham o desenvolvimento do setor e, conseqüentemente, o crescimento sustentável do Brasil. “Se o país atingisse uma margem mínima de crescimento de 5% ao ano, por exemplo, num período de três anos consecutivos não haveria condições logísticas para acompanhar esse desenvolvimento”, ressaltou Rocha.
Agora, a idéia é organizar os apontamentos, observações, críticas e necessidades de todos os palestrantes, focando a cidade de Jundiaí e Região e encaminhar ao governo do Estado.
O diretor regional da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e vice-presidente do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, o empresário George Tomic, se comprometeu, durante o fórum, a encaminhar as reivindicações do segmento logístico. “A Jundiaí Log e o segmento logístico podem contar com o meu trabalho e a minha dedicação”, declarou.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.