Eventos digitais crescem na pandemia e apresentam novo nicho a ser explorado

Há mais de 17 meses vivendo em meio aos desafios da pandemia de COVID-19, muitos serviços e profissões precisaram se reinventar e a área de produção de eventos foi uma das que passaram por mudanças. Com o isolamento social, veio a necessidade de promover eventos pela internet e, mesmo em meio a tantas dificuldades, surgiu um novo caminho para a área.

A inserção do digital nos eventos estava acontecendo de maneira gradual, com eventos híbridos, que são presenciais e online, mas a pandemia trouxe uma mudança radical. A necessidade de promover eventos totalmente online se mostrou presente e um desafio para os profissionais.

A diretora de produção da Iaí Promoções, Inês Daou, com mais de 25 anos no mercado e forte atuação no Amazonas, conta que foi um susto no início, mas no decorrer do primeiro evento digital as adaptações foram acontecendo.

“Nós tínhamos um grande evento marcado para o final de março de 2020 mas, antes disso, tudo foi paralisado com o anúncio da pandemia. Passados dois meses, em meio às lives que aconteciam, realizamos o projeto Jazz na Sala, totalmente virtual e reunindo artistas e profissionais de renome nacional e internacional. Foi um sucesso”, afirma.

Com a boa aceitação do público, a tendência é que os eventos online continuem acontecendo mesmo com a esperada baixa de casos da COVID-19, de forma híbrida, unindo presencial e online. A onda do digital alcançou extensões territoriais que o evento presencial não atingia, já que é possível a participação remota de convidados de todas as partes do mundo e de espectadores de qualquer lugar, precisando apenas de conexão com a internet.

Para Inês Daou, os eventos de tecnologia, educacionais e científicos se encaixaram muito bem na nova tendência. “Shows e concertos têm sucesso no digital, mas combinam mais com o presencial. Por outro lado, eventos que produzimos nos mostraram que palestras, fóruns, eventos de educação, entre outros, se integram muito bem com a internet, porque conseguimos alcançar espectadores que não participariam de maneira presencial, além de ajudar na combinação de agendas dos convidados e facilitar a logística do evento”, explica.

Segundo ela, é inegável que há um novo nicho no mercado, com novas oportunidades a serem aproveitadas e descobertas no campo dos eventos online, que serão realizadas com o tempo e grandes perspectivas para a área, que tem um futuro promissor.

Inês destaca também como os avanços tecnológicos têm deixado os eventos online mais divertidos e interativos, como, por exemplo, a criação de ambientes virtuais onde o espectador, por meio de um avatar, pode visitar o espaço no formato 3D, como se estivesse presencialmente no local. Para ela, as novas formas de realizar eventos na internet fazem com que a concorrência com eventos presenciais fique ainda maior, justamente pela maior interatividade e a inexistência de barreiras físicas.

Mas a diretora de produção alerta para a necessidade de um profissional organizando o evento. “Muitas vezes podem pensar que por ser pela internet é mais fácil, mas não é. Temos protocolos a seguir, cartilhas, a produção envolve todo um aparato por trás, como boa conexão à internet, iluminação, divulgação e passos que apenas um organizador especializado consegue realizar. Mesmo sendo online, continua sendo um evento e continua apresentando a necessidade de um profissional tomando as providências e fazendo com que o evento aconteça da melhor maneira possível”, declara Inês Daou.