Excell: baterias tracionárias com placas positivas tubulares têm maior capacidade de ciclagem (veja vídeo)

A Baterias Excell, além de baterias automotivas para todos os veículos de quatro rodas a combustão, produz baterias tracionárias de chumbo ácido. A empresa oferece em seu portfólio dois tipos de baterias tracionárias: baterias monobloco de 6, 8 e 12 volts, normalmente utilizadas em carros de golfe, lavadoras de piso e plataformas elevatórias, e baterias para empilhadeiras elétricas, em modelos de 24, 36, 48 ou 80 V. (Veja mais clicando aqui).

“Um dos nossos diferenciais com relação às baterias para empilhadeiras é que podemos produzi-las nas dimensões que o cliente deseja. Por outro lado, um fator técnico importante é que utilizamos a tecnologia Tubular Plate, que envolve placas positivas tubulares, trazendo maior resistência às condições pesadas de uso, e que acumula maior densidade de energia”, diz Adriano Quevedo, diretor comercial de baterias tracionárias de 2 volts da Excell.

Mas, ainda segundo Quevedo, o principal diferencial das baterias da empresa é a qualidade das ligas de chumbo utilizadas. Seu fornecedor, a Sulina de Metais, é também fornecedor dos principais fabricantes de baterias automotivas e tracionarias no Brasil. “Além disso, a Excell optou pela produção de baterias para empilhadeiras utilizando a tecnologia de placas tubulares, que proporciona maior capacidade de ciclagem para a bateria, o que significa vida mais longa ao produto”, afirma o diretor comercial.

Tecnologia Tubular Plate

Origem

A Excell faz parte de um grupo de empresas cuja matriz é a Sulina de Metais, há mais de 50 anos atuando no segmento de fabricação de ligas de chumbo e ligas de alumínio a partir da reciclagem.

Em 1990 foi criada a Inbracell, que começou fabricando placas para baterias automotivas. Logo após, a Inbracell lançou as primeiras baterias automotivas com sua marca Excell. Com o passar dos anos, a marca Excell foi conquistando espaço nos diversos estados brasileiros e em países do Mercosul.

No ano de 2018, teve início o desenvolvimento dos primeiros protótipos de baterias tracionárias monobloco. Em 2020, através de parceria com a Maksul, começou a fabricação de baterias para empilhadeiras elétricas.

“Apesar de estarmos há mais de 30 anos no segmento de baterias automotivas, somos uma empresa nova no segmento de baterias tracionárias. Desta forma, nosso foco está na consolidação da marca no mercado, através de um trabalho muito forte no desenvolvimento de nosso produto e da qualidade de nossos processos e matérias-primas. Entendemos que este é o caminho para a consolidação da marca e crescimento da participação neste mercado”, ressalta Quevedo.

Estande da Excell na Fenatran/Movimat

Este processo de consolidação no mercado também incluiu a participação da empresa na última Fenatran/Movimat, realizada no início de novembro em São Paulo, SP. “Na ocasião, procuramos demonstrar aos clientes nossas soluções em baterias tracionárias para empilhadeiras elétricas.”

Mercado

Finalizando, o diretor comercial aponta as tendências de mercado no segmento de baterias tracionarias. Segundo ele, o Brasil está passando por uma expansão no mercado logístico, especialmente no conceito de centros logísticos próximos aos grandes centros de consumo. “Com o maior rigor nas legislações ambientais e de segurança do trabalho, cada vez mais os equipamentos a combustão estão sendo substituídos por equipamentos elétricos. Desta forma, vemos com muito otimismo o mercado de baterias tracionárias para equipamentos elétricos”, completa.

Veja a seguir mais detalhes sobre a Excell Force HDTP.

Energia e tecnologia que impulsionam a área de logística em geral: utilizadas em empilhadeiras, paleteiras, plataformas e rebocadores, a linha Force HDTP garante resistência e desempenho em condições severas de uso.

Assista à entrevista com Caio Sbruzzi, Diretor da Baterias Excell, que fala sobre o mercado de baterias tracionárias, reciclagem de baterias de chumbo-ácido, baterias de lítio, manutenção de baterias, tendências e planos da empresa para 2023.

Não se esqueça de se inscrever no Canal Logweb para não perder nenhum conteúdo!