A EXCO, empresa brasileira de soluções logísticas, assumiu, a partir de 1º de janeiro de 2024, a operação do Clube da Estrada. O ativo estava sob a gestão da logtech Freto desde dezembro de 2021 e é a principal plataforma de relacionamento com caminhoneiros do país, tendo, em dez anos de existência, acolhido mais de 1 milhão de motoristas por meio de suas unidades físicas espalhadas pelas estradas brasileiras.
Na última década, foram investidos R$ 40 milhões em mais de 2 milhões de serviços de saúde, bem-estar e educação para os caminhoneiros, famílias e pessoas próximas. Desde dezembro de 2021, o Clube da Estrada passou por um turnaround capitaneado pelo Freto, que desenhou novas estratégias de expansão e captação de recursos. “O propósito de ser a casa do caminhoneiro fora de casa sempre foi cumprido com maestria em todos esses anos. Na gestão do Freto, especificamente, pensamos no Clube como um ativo que merece gerar caixa. Acredito que as decisões tomadas, principalmente em 2023, mostraram que isso era possível, chamando a atenção de empresas como a EXCO”, avalia Thomas Gautier, CEO do Freto.
Com a gestão da logtech, o impacto social do Clube da Estrada também aumentou. Em 2021, quando assumiu o Clube, a cada R$ 1 investido, o Clube devolvia R$ 2,18 em serviços. Hoje, a cada R$ 1 investido, o Clube devolve R$ 4,42 em serviços para os caminhoneiros, fazendo multiplicar o investimento dos seus parceiros. Nos últimos anos, o Freto vinha convidando a iniciativa privada para transformar e impactar as vidas de um público estimado em 5 milhões de pessoas, considerando 2,4 milhões de caminhoneiros e familiares próximos. Michelin, Visa, Michelin Connected Fleet Powered by Sascar, Seminovos Volvo, SOS Truck, APVS Truck, Mercedes-Benz, Polícia Federal, Sest/Senat, Guardiões da Estrada, Motz, Repom, Trato, Posto Valen, Rede Miriam, Posto Cinquentão e Netpark foram alguns dos patrocinadores e apoiadores que embarcaram no projeto. “Deixamos de ser uma plataforma com uma mantenedora para um modelo ainda mais sustentável e inclusivo, onde outras empresas podem participar da Revolução nas Estradas, garantindo serviços 100% gratuitos”, explica Gautier. O Freto assumiu o Clube da Estrada da Repom, que fundou e geriu a plataforma entre 2013 e 2021.
A Exco assume o Clube após um período de crescimento e ampliação das oportunidades de negócio: em 2022, o Clube alcançou 153 mil visitas e 16 mil novos cadastros, 45% e 23% a mais do que 2021, respectivamente. Em 2023 o crescimento se manteve, houve aumento de 5% na média de visitas por unidade, chegando a 1,7 mil visitas em média por unidade por mês. Quando analisado mês a mês, por unidade, o número de pessoas que visitam o Clube também aumentou 31,8% em 2023. Além de mais de 35 mil motoristas atendidos nos serviços prestados nas unidades e mais de 40 parceiros contra 18 em 2022. “Estamos entusiasmados em apresentar esse novo capítulo, dando continuidade à excelência e respeito aos profissionais que movem o Brasil. Nossa primeira missão é retomar a ascensão do Clube da Estrada, para colocá-lo novamente no mapa do Brasil. Queremos, até o final de 2024, ter um total de no mínimo mais cinco novas unidades físicas do Clube”, revela Danilo Godói, CEO da Exco. Atualmente, são quatro unidades em funcionamento, nas cidades de Uberaba, MG, São Luís, MA, Guarulhos, SP, e Candeias, RO.
A expectativa de mais que dobrar as unidades atuais no próximo ano virá acompanhada do desejo de carregar a boleia do caminhoneiro com novos benefícios. “Qualquer solução desenvolvida, qualquer benefício, qualquer oportunidade dentro da EXCO serão estendidos ao Clube da Estrada em condições mais favoráveis ou de forma gratuita. Então, tudo que nós temos na EXCO, automaticamente se torna propriedade do Clube da Estrada. O caminhoneiro mais do que ninguém merece saúde, lazer, educação e vamos seguir o compromisso firmado pelo Freto de ser mais do que um ponto de apoio, ser a casa do caminhoneiro fora de casa”, afirma Godói.
Compromisso ESG mantido
Outro fator relevante para a conclusão do negócio, na avaliação de Godói, é o fato de a plataforma atuar, desde dezembro de 2022, também como Organização da Sociedade Civil (OSC). Por meio do Instituto Clube da Estrada, novas formas de captação com a iniciativa privada podem ser exploradas, incluindo leis do incentivo ao esporte e leis da cultura, onde parceiros podem abater os investimentos dentro das cargas tributárias plausíveis. “O instituto vai ser outra ferramenta que utilizaremos para deixar as portas abertas para todos que tiverem interesse em contribuir com o crescimento da agenda ESG voltada para os caminhoneiros, tudo 100% voltado para o desenvolvimento do Clube”, comenta o executivo. A EXCO tem forte ligação com a agenda socioambiental, tendo impactado 2 milhões de pessoas por meio de projetos e ações sociais, em colaboração direta com clientes e parceiros, e neutralizado 1 milhão de toneladas de carbono através da otimização de processos, gestão de florestas nativas e plantio sustentável.