Em setembro de 2009, a Chery (Fone: 0800.7724379), montadora de automóveis de origem chinesa, oficializou a instalação de uma fábrica no Brasil, mais precisamente em Jacareí, SP. Finalmente chegou o momento: a construção da planta está sendo iniciada e a previsão é que o início das operações ocorra em meados de 2013.
A JAC Motors (Fone: 0800 522.8888), também chinesa, ingressou no mercado brasileiro em março de 2011 e ainda não estuda a construção de estrutura própria por aqui. “Nossa prioridade é estruturar a marca no país. Portanto, ainda não há previsão para construção de fábrica. É um cenário que realmente ainda não está no escopo de análise da empresa”, explica Mário Mizuta, diretor comercial e de expansão de rede da montadora.
Com investimento total de US$ 400 milhões, a unidade brasileira da Chery agregará economia de tempo no processo de importação e proporcionará mais agilidade no abastecimento da rede de concessionárias no país, além de eliminar riscos cambiais e financeiros. Além da linha de montagem, a estrutura contará com um CD de automóveis e peças.
Atualmente, os carros comercializados pela Chery no Brasil são importados da China e distribuídos a partir de Vitória, ES, onde desembarcam. As peças, por sua vez, saem do Centro de Distribuição de Peças, localizado na sede da montadora, em Salto, SP, para a rede de mais de 80 concessionárias espalhadas por todo o País. Com a estrutura própria, veículos e peças serão distribuídos a partir de Jacareí.
Os carros da JAC Motors também desembarcam na capital capixaba e, de lá mesmo, após os trâmites alfandegários legais, são distribuídos para todo o País. “É preciso ter como parceiros armazéns alfandegados que se ocupam dos carros enquanto não nacionalizados, além de pátios de apoio logístico e transportadores cegonheiros qualificados para efetuar o transporte à rede de distribuidores em conformidade com os volumes propostos”, comenta Mizuta.
Ele revela que a viabilidade econômico/financeira para que a JAC Motors pense na instalação de uma fábrica no Brasil é a venda anual de 100 mil unidades. O diretor comercial e de expansão informa que a montadora está caminhando para um primeiro ano com 45 mil unidades vendidas, o que julga um excepcional resultado, mas ainda distante do patamar tido como necessário para se estudar a construção de uma unidade própria. Em contrapartida, ao portal e-Band, o presidente da JAC Motors no Brasil, Sérgio Habib, admitiu que existe a possibilidade de a montadora instalar uma fábrica no País e que, inclusive, já há até espaço reservado para sediar a planta em Suape, PE.
Em estágio bem mais avançado, a Chery planeja a instalação de um Centro de Pesquisa junto à fábrica no interior paulista, a qual já conta até mesmo com planejamento para uma futura expansão.
“Inicialmente, a unidade brasileira produzirá dois modelos com cinco versões diferentes. Todo o know-how da Chery desenvolvido em outros países será trazido para o Brasil”, comenta Luís Curi, CEO da Chery Brasil.
Em 2010, a Chery comercializou 7.800 unidades no Brasil. Para este ano, a projeção de vendas no País é de 25 mil unidades. Em 2015, já com dois anos de funcionamento da planta de Jacareí, a expectativa da montadora é ter 3% de participação no mercado brasileiro de automóveis. A companhia está presente em 80 países, seja com fábricas próprias ou apenas com pontos de vendas. Hoje, as vendas para o exterior representam mais de 20% do total comercializado pela Chery.
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