A Black Friday se aproxima e, com ela, uma grande expectativa por descontos e condições especiais de compra. No entanto, de acordo com o Conselho de Logística Reversa Brasileiro, 10% dos itens comprados online retornam para as lojas, seja por troca ou devolução do produto. Diante deste cenário, empresas vêm se preparando para realizar essa logística de forma rápida e efetiva.
Apesar de apontada como uma das principais datas do e-commerce brasileiro, segundo levantamento realizado pela Ebit|Nielsen, 47% dos consumidores já deixaram de comprar online com receio da dificuldade de trocar um produto por causa da burocracia e da demora no processo. Ainda de acordo com a Ebit, 92% dos clientes voltaram a comprar em uma loja onde tiveram uma boa experiência de troca ou devolução.
A Lalamove, startup global de entregas, também iniciou campanha que ilustra esta dinâmica com leveza e bom-humor, a fim de auxiliar empresas a terem um sistema de trocas e devoluções mais ágil, simples e a preços competitivos.
“Implementar a logística reversa pode ser um processo custoso e que demanda atenção, pois pode ser necessária até a criação de uma área dedicada para organizar fluxos. A Lalamove oferece sua expertise para solucionar, também, a logística reversa destas operações.”, afirma Helena de Ângelo e Lizo, diretora geral da Lalamove no Brasil.
Investir na logística reversa, independentemente da Black Friday é mostrar interesse num pós-venda estratégico que garante um melhor relacionamento entre clientes e empresas.