Faturamento online agiliza atendimento ao importador TCP

Lançado em março deste ano, o sistema de faturamento online do TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, otimizou o atendimento aos despachantes e importadores na liberação e agendamento de retirada de contêineres. Com o sistema, que dispensa a presença física do cliente, o tempo para liberação de carga caiu de 3 horas para menos de um minuto, gerando economia de tempo e de investimentos dedicados para a realização do procedimento.

O novo sistema funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e permite que o cliente faça todo o processo online. “Antes da implantação, o despachante0 precisava reunir uma série de documentos e levar pessoalmente até o Terminal para que fosse feita toda a conferência manualmente pelos atendentes. Se algo estivesse errado, era necessário retorno posterior”, explica Adriano Tozo, gerente da área de serviços do TCP.

“Com o sistema de faturamento online, o cliente faz todo esse processo pelo computador, até mesmo fora do horário comercial. Além de não ser mais necessário o deslocamento até Paranaguá, caso haja pendências de documentação, o cliente é avisado pelo sistema para que faça a correção necessária”, ressalta.

Tozo calcula que 70% dos processos recebidos pelo Terminal já são feitos pelo sistema de faturamento online. Desse total, 30% são liberados automaticamente pelo sistema. “O tempo médio para liberação dos 30% restante também diminuiu, levando agora cerca de 40 minutos para ser completado”, enfatiza. Em outubro, o TCP lança a segunda parte do sistema, automatizando 100% dos processos.