A Reed Exhibitions, organizadora da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), aposta no sucesso da vacinação contra a covid-19 no Brasil para garantir a realização da feira presencial no período de 18 a 22 de outubro, em São Paulo. Por outro lado, também investe na digitalização do evento.
Já está disponível o Link Fenatran plataforma pela qual os expositores poderão começar a negociar a venda de caminhões, implementos e outros produtos e serviços relacionados ao setor. Em entrevista à Revista Carga Pesada, a nova gerente de Produto da Reed, Patrícia de Oliveira, explica que 20% dos expositores já estão na plataforma e que as interações deles com os compradores vão se viabilizar em breve, assim que esse índice chegar a 30%.
Patrícia de Oliveira, da Reed Exhibitions
Ela explica que a ferramenta é bilíngue e que, neste ano, a Fenatran também focará no mercado de transporte do México. “Durante a pandemia, tanto as montadoras como as implementadoras estão tendo muitas oportunidades internacionais.” O dólar alto, salienta a gerente, favorece as vendas de produtos para o exterior.
Patrícia explica que, assim que o cliente formaliza a participação na feira, a plataforma começa a conectá-lo com a rede compradora. O Link Fenatran reúne informações também dos frotistas. “Sabendo que tipo de produto eles querem comprar e suas marcas de preferência, por exemplo, o algoritmo se encarrega de fazer o ‘match’ entre vendedor e comprador.”
Em maio ou junho, será realizado um grande feirão on line. “Queremos atingir o máximo de público possível, envolvendo toda a cadeia de transporte”, alega.
FORMATO HÍBRIDO
A feira presencial ainda será o grande momento da Fenatran. “A vacinação é uma realidade. Os insumos estão chegando da China. As perspectivas (para o controle da pandemia) são positivas”, destaca a gerente da Reed.
Uma das apostas para 2021 será a ampliação da Fenatran Experience – espaço destinado aos tests drives dos produtos, que foi um dos grandes sucessos da edição anterior, realizada em 2019. “O test drive faz parte do processo de compra e é onde o comprador desenvolve a vontade de adquirir o veículo”, afirma.
Ela ressalta que o formato híbrido é benéfico para os expositores da feira, que terão suas marcas trabalhadas e oportunidade de negócios durante 365 dias por ano. E vai permanecer após a pandemia. “O virtual não veio para excluir o físico, mas para complementar.”
A gerente aposta que, mesmo com as possibilidades de interações on line, a feira presencial não vai encolher. “Recebemos 60 mil compradores em 2019 e não acreditamos que haverá redução importante nesse público, nem no tamanho da feira em metros quadrados.”