Fepam lidera trabalho de licenciamento para licitação da dragagem da hidrovia

As licenças para a dragagem da hidrovia foram temas de uma reunião, nesta terça-feira (21), na sede da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Durante o encontro também foi debatida a possibilidade da ampliação dessas licenças para os demais canais da hidrovia visando as manutenções futuras previstas.

Os diretores de meio ambiente, Henrique Ilha, e de infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer, participaram por videoconferência e o gerente de planejamento e desenvolvimento, Fernando Estima, de forma presencial. Participaram, ainda, o presidente da Fepam, Renato das Chagas, e o chefe interino de divisão ambiental do órgão, Rafael Volquind.

De acordo com Estima, os servidores da Fepam estarão debruçados para viabilizar a licitação da obra de forma técnica e mais rápida possível. “A Fepam está prontamente colocando sua equipe para analisar os pontos de descarte e tudo que é necessário para cada um dos canais que serão dragados em um futuro próximo”, anunciou Estima.

Segundo o diretor de meio ambiente da Autoridade Portuária, Henrique Ilha, “os planos conceituais de dragagem, como tipo de draga, local de descarte e controles ambientais, já estão sendo elaborados em conjunto com a Diretoria de Infraestrutura”. Também foram solicitadas à Fepam autorizações para a coleta de sedimentos nos trechos.

O diretor de infraestrutura, Lucas Meurer, destacou os esforços para a realização dos levantamentos hidrográficos já contratados. “A partir dos resultados dos levantamentos hidrográficos teremos o panorama geral de todos os canais da hidrovia e concentraremos as operações de dragagem nos que mais necessitarem”, afirmou.