Fique por Dentro – Ed. 230

MIRA Transportes

O MIRA Transportes, líder no segmento de cargas fracionadas na região Centro-Oeste e Norte, tem novo diretor administrativo e financeiro: Vilibaldo Galvão Vasconcelos. O profissional tem mais de 20 anos de experiência em gestão, planejamento e desenvolvimento de projetos nas áreas Fiscal, Financeira, Trabalhista, Jurídica e de Recursos Humanos. Com passagem pela Jamef Transportes, Vasconcelos participou de processos de reestruturação e abertura de novos negócios em sua trajetória, além de ter vivência na preparação de empresas de gestão familiar para questões mais estratégicas de crescimento. O executivo chega ao Grupo MIRA com o desafio de implementar os projetos de expansão, que estão mirando em novas filiais nas regiões Norte, Sul e Sudeste.

Empresas Randon

O presidente das Empresas Randon, Daniel Randon, passou a figurar na Galeria de Notáveis, promovida pela Money Report | Agenda de Líderes. A sétima edição da homenagem, realizada no dia 29 de novembro, em São Paulo, destacou personalidades atuantes na economia, nos negócios e em pautas relevantes para o Brasil. O executivo foi reconhecido na categoria Sustentabilidade. Daniel recebeu a premiação de Cristina Andriotti, CEO da AMBIPAR, e de Renata Moraes Vichi, CEO da Kopenhagen. Ainda com relação à empresa, ela e a Gerdau criaram uma companhia de serviços de locação de veículos pesados: a Addiante. A nova empresa vai atuar em serviços de locação de veículos pesados e equipamentos, e contará com a liderança de Fábio Leite, executivo com mais de 20 anos de atuação no mercado de locação e logística. O profissional chega com a missão de liderar a formatação de equipes e estruturas necessárias para o início das operações da nova empresa. Fábio soma mais de 25 anos de carreira profissional em empresas multinacionais e nacionais do segmento de transporte, onde atuou em áreas como comercial, compra de ativos, gestão de suprimentos, entre outros. É graduado em Administração de Empresas e possui MBAs em Desenvolvimento de Executivos, Gestão de Negócios e Gestão de Liderança.

IVECO

A IVECO nomeou Reinaldo Rossoni como novo diretor comercial para a região. O executivo será responsável pela estratégia comercial da montadora em países importadores, ou seja, que não possuem fábricas da marca, o que exclui Brasil e Argentina. Rossoni se reportará diretamente a Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, e substitui Daniel Calderoni, que passará a atuar como gerente comercial da Região Sul do mercado brasileiro. Formado em Comunicação Social, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo, Rossoni possui mais de uma década de experiência na indústria automotiva liderando equipes de vendas e projetos de marketing, dando suporte e gerenciando a carteira de clientes e distribuidores em geral para atingir as metas de vendas. Ao longo de sua carreira profissional, representou importantes marcas, como Itaú-Unibanco, Ford Motor Credit Company e Daimler Latina na Mercedes-Benz, ocupando diversos cargos nas áreas comercial e financeira.

Volkswagen  Caminhões e Ônibus

No balanço do ano, a atual líder de vendas de caminhões e vice-líder em ônibus supera a marca de 200 contratações em 2022 para o preenchimento de vagas em seu complexo industrial de Resende, RJ, e na sede administrativa em São Paulo. Os profissionais passaram a atuar na VWCO e nas empresas do Consórcio Modular para atender à demanda de produção dos lançamentos da Volkswagen Caminhões e Ônibus que chegam ao mercado em 2023, especialmente em razão da maior tecnologia embarcada dos veículos. Ao mesmo tempo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus segue com ampliações em sua fábrica. Parte desses colaboradores está dedicada à montagem de novos componentes na motorização em uma área recém-instalada na linha de produção. Em breve, também será inaugurado o novo centro de tecnologia da informação que está em construção na fábrica em Resende para fazer frente aos desafios da digitalização e inovação da empresa. Ainda em se tratando de contratações, a partir de 1º de janeiro de 2023, a executiva Livia Simões será a nova vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ela sucederá a Lineu Takayama, que deixará o cargo para se aposentar. Livia, cuja trajetória profissional se construiu totalmente dentro da montadora de veículos comerciais, será a primeira mulher a integrar o Board da VWCO. Ela é formada em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com especializações em Gerenciamento de Pessoas, Liderança e Projetos por escolas como a ESMT Berlin, a Universidade de São Paulo e as Fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral.

Buonny

Sob uma nova marca, muito mais tecnológica e inovadora, há quase um ano, a Buonny – especializada em Gerenciamento de Risco – passa por evolução constante para focar ainda mais no resultado de seus clientes e parceiros. Para isso, a empresa está apostando em nomes fortes do mercado para estreitar o relacionamento com clientes e o mercado segurador, além de investir forte na profissionalização e desenvolvimento da equipe. Para atuar como gestores da área de Sucesso do Cliente, a Buonny contratou três executivos: Caroline Andreola, Eduardo Coutinho e Rodrigo Corrêa. Caroline é internacionalista, especialista em Estratégia e Customer Success e, desde 2020, é reconhecida mundialmente pela Success Coaching, entre os 100 melhores profissionais em Estratégia em Sucesso do Cliente. Em 2022, ficou entre as Top 50 Líderes Femininas Influencers em Sucesso do Cliente no mundo, pela Smart Karrot. Ela atua na área de Estratégia de Relacionamento e Vendas desde 2012 e, há sete anos, direcionou sua carreira para Inovação, Customer Experience & Success. Coutinho, por sua vez, é ex-militar da Força Aérea Brasileira, graduado em Logística e atua no segmento de gestão de riscos desde 2008, com passagens por gerenciadoras de riscos, transportadores e consultoria. Sua última experiência profissional foi no Grupo Natura&Co, onde atuou por cinco anos como Head de Gerenciamento de Riscos em Transportes na cadeia end-to-end das marcas do grupo. Por fim, Corrêa é graduado em Logística e pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, e iniciou na área de gerenciamento de riscos em 2001, além de atuar em empresa de transportes. Além do ambiente de GR, também atuou na Cootravale, segunda maior cooperativa de transportes do Brasil, como Gerente de Prevenção e Perdas, entre 2016 e 2017. Retornando ao ecossistema de gerenciamento de riscos nos últimos anos, dedicou-se à área comercial na expansão de novos negócios como executivo comercial e, mais recentemente, como Key Account Manager pela Opentech em contas estratégicas, colaborando no melhor ano comercial da história da companhia desde sua fundação.

Grupo Mirassol

Devido à alta demanda por inovação em logística de transporte e a constante necessidade de readequação aos cenários socioeconômicos, o Grupo Mirassol, empresa especializada em logística integrada, passa por reestruturação de sua governança corporativa e inova com a implantação do NIR, Núcleo de Inteligência e Resultados. O novo setor, que tem como principal objetivo a integração de todos os processos, pessoas e tecnologia em busca de melhores resultados para as seis empresas que integram o Grupo, clientes e futuros clientes, também reforça a relação de transparência com todos os colaboradores. Resultado: distribuiu este ano R$ 3.2 milhões em bônus para todos os colaboradores e terceiros, e tem como previsão entregar cerca de R$ 4 milhões em bônus pelos resultados de 2022 para 100% dos colaboradores. Mas a proposta do NIR vai além, está adicionado ao escopo de atuação a tratativa e acompanhamento dos desvios numéricos junto a todas as áreas operacionais e corporativas de toda a empresa, ou seja, qualquer meta não batida deve ter uma ação estabelecida e em acompanhamento e, desta forma, o Núcleo também impulsiona e monitora o reestabelecimento do número à meta proposta, completando o ciclo PDCA – Plan, Do, Check, Act.

SAE BRASIL

André Gasparotti, gerente Sênior de Programas e Estratégia de Pesquisa & Desenvolvimento da EMBRAER, foi eleito Presidente do Conselho SAE BRASIL para o biênio 2023-2024. O profissional substitui Camilo Adas, que foi o Presidente da instituição entre 2020 e 2022. Gasparotti, que é Mentor de Tecnologia e Inovação e membro do Conselho Executivo da SAE BRASIL, assume a função a partir de 1º de janeiro de 2023. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Gasparotti também possui MBA em Gestão Empresarial Avançada pela Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP. Junto com a indicação do novo presidente, também acontecerá a renovação dos Conselhos Executivo e Superior da SAE para o biênio 2023-2024, formado por colaboradores conselheiros que atuam em empresas e instituições da área da mobilidade. Confira a nova composição da direção da entidade: Conselheiro Presidente: André Gasparotti; Conselheiro Vice-Presidente Automotivo: Mauro Correia; Conselheiro Vice-Presidente Aeroespacial: Horacio Forjaz; Conselheiro de Ingressos: Max Forte; Conselheiro de Educação: Mauro Andreassa; Conselheiro de Tecnologia e SAE do Futuro: Camilo Adas; Conselheiro de Associação: Silvia Lombriller; Conselheiro de Programas Estudantis: Daniel Zacher; Conselheiro de Atividades Regionais: Renato Mastrobuono; Conselheiro de Comunicação e Marketing: Ricardo Bacellar; Conselheiro Aeroespacial: Horacio Forjaz; Conselheiro Recursos Governamentais: Regiane Relva; Conselheiro representante da SAE4Mobility: Erwin Franieck. A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.

Tópico

Daniel Litvin, engenheiro de produção e especialista em administração de empresas e recursos humanos, assumiu o cargo de diretor de operações da Tópico, líder nacional em fabricação e aluguel de galpões flexíveis de lona e aço destinados à armazenagem e coberturas. Com mais de 14 anos de experiência no setor portuário, esta é a segunda vez que Litvin assume o desafio da diretoria de operações de uma empresa. Depois de passar por empresas como Santos Brasil e Grupo Libra, na Tópico, tem como principal meta a reestruturação do planejamento da companhia em busca de mais eficiência. Em razão do perfil de gestor de pessoas do novo diretor de operações, seus objetivos também tangenciam o desenvolvimento de pessoas, o modelo mental e a cultura de resultados. Litvin é engenheiro de produção formado pela Universidade de São Paulo – USP, com especialização em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em administração de empresas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper.

Grupo Tapajós

O Grupo Tapajós, líder do mercado farmacêutico no Norte do país, acaba de recrutar três executivos com ampla experiência de mercado para liderar seus Centros de Distribuição, o que faz parte de um amplo projeto de expansão orçado em R$ 160 milhões. Administrador de empresas de formação e com 23 anos de experiência, Andrei Corrêa assumiu a gerência do CD de Belém, PA. Desde 2011 estava à frente da regional Norte da distribuidora Imifarma, onde acumulou know-how na gestão de vendas e relacionamento com farmácias independentes. Já as operações do complexo de Porto Velho, RO, que também absorve a demanda do mercado acreano, estão sob a batuta de Carlos Eduardo Pedersoli. Graduado em matemática e com MBA em administração, ele construiu carreira na indústria. Acumula 17 anos no laboratório Prati-Donaduzzi, no qual respondia pela supervisão regional. Por fim, a gestão dos CDs de Manaus, AM, está a cargo de Márcio Torres, bacharel em ciências contábeis e com MBA em gestão comercial e inteligência de mercado. Ele trabalha há mais de 25 anos no canal farma, incluindo as distribuidoras locais Grupo Recol e Grupo SB Comércio, além de players da indústria como Geolab, Globo Pharma, Hypera Pharma e Multilab.

Grupo Intelipost

O Grupo Intelipost – considerado o maior grupo de tecnologia logística do Brasil – acaba de contratar o executivo Bernardo Carneiro, que ocupará a cadeira de Chief Technical Officer (CTO), para compor o time de C-Levels da corporação. Ele soma duas décadas de mercado e passagem por empresas como Vivo, Fast Search – Microsoft, Peixe Urbano, OLX e Picpay e tem como foco aumentar os times e gerar soluções inteligentes fundamentadas no uso de dados, permitindo o crescimento escalável.

FETCESP

Carlos Panzan foi eleito para mais um mandato de quatro anos na FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo, de 2023 a 2026. Concorreu chapa única formada através de consenso e união dos empresários para desenvolver ações em busca de novos avanços para o setor.

Diretoria eleita

• Presidente: Carlos Panzan

• Vice-Presidentes: Urubatan Helou e José Maria Gomes

• Vice-Presidentes Regionais: Adriano Depentor; André Juliani; André Luis Neiva; Antonio Carlos Fernandes; Carlos Eduardo Bueno; Carlos Humberto Monassi; Claudio Borelli; José Alberto Panzan; Kágio Miura; Luiz Guilherme Schnor; Munir Zugaib; Natal Antonio de Plácido; Natal Arnosti Júnior e Sérgio Rubens Figuerôa Belmonte

• Secretários: 1º Ezio Veronese Jr.; – Manoel Sousa Lima Jr

• Tesoureiros: 1º – Altamir Filadelfi Cabral; – Oswaldo Vieira Caixeta

• Conselho Fiscal: Laercio Lourenço; Marcelo Rodrigues; Raul Elias Pinto; Renato Sarti Magnani; Roberto Mira e Salvador José Cassano

• Delegados Representantes: Titular – Carlos Panzan; Suplente – Urubatan Helou

• Conselho Político: Antonio Luiz Leite

• Conselho Consultivo: Aldo Evandro Zulini; Francisco Pelucio; Hélio Rosolen; João Guimarães Bessa; João Naves; Rivail Brenga; Tayguara Helou e Vera Naves

Conselho Superior: Flávio Benatti

DB Schenker Brasil

Dentro da estratégia de aprofundar e modernizar a experiência para o cliente na busca por novos mercados, a multinacional de logística multimodal DB Schenker conta com um novo CFO (Chief Financial Officer) para a unidade brasileira. Trata-se do executivo Cleiton Valentim, profissional com ampla experiência na área financeira, tendo atuado por mais de 20 anos em diversos setores e indústrias nas áreas de Finanças e Logística. Valentim acumula passagem por organizações de classe mundial como a UPS. Graduado em administração de empresas com ênfase em finanças pela Faculdade Oswaldo Cruz e com MBA em gestão financeira e econômica em tributos pela Fundação Getúlio Vargas, Valentim será, em sua nova função, responsável por realizar o planejamento estratégico financeiro da DB Schenker no País, além de gerir e controlar todo o fluxo financeiro e questões de ordem tributária.