Com o objetivo de otimizar o atendimento ao cliente e disponibilizar um serviço completo, ágil e seguro de gerenciamento de transportes, armazenagem e distribuição, a First Log – empresa de soluções e consultoria em gestão de armazéns e cadeia logística – investiu na implementação de uma completa infraestrutura de rede Wi-Fi com equipamentos da . Como resultado direto do novo projeto, que já beneficia a área administrativa da companhia e suporta toda a operação do armazém logístico, a First Log alcançou um nível de satisfação de clientes da ordem de 99,97%.
Com matriz localizada em Palhoça, Santa Catarina, a First Log possui uma rede de distribuição e suporte que cobre todo o país, com centro de distribuição próprio. São mais de 18.400 m² de área e 17.400 posições Pallet, além de 23 docas de movimentação independentes, permitindo movimentação diária nominal de 150 operações de carga e descarga. Além disso, a empresa conta com um sistema totalmente informatizado de gestão de armazém (WMS), que permite a etiquetagem, controle e movimentações personalizadas, fazendo da Fisrt Log uma empresa referência na região Sul do país no controle de armazenagem e distribuição.
O projeto iniciado em setembro de 2014 foi finalizado em novembro do mesmo ano, contando com a participação da ipTrust Tecnologia, especializada em soluções no segmento de Application Performance Infrastructure, Networking, Data Center e Cloud Computing. Na execução do projeto, foram instalados 45 pontos de acesso da Aerohive com software de gerenciamento na nuvem, três switches de 24 portas PoE e uma nova estrutura de cabeamento lógico, implementados estrategicamente para contemplar a área administrava e o armazém logístico, visando oferecer a melhor cobertura possível para o ambiente, atingindo uma velocidade de 190Mpbs para cada conexão.
De acordo com Jean Carlo Niehues, Gerente de TI da First Log, o grande objetivo era a otimização da tecnologia que envolve serviços de transporte, armazenagem e distribuição. “Precisávamos oferecer ao mercado um serviço de armazenagem e logística com grande agilidade e alta qualidade, com índice de erros próximo a zero. A tecnologia da Aerohive atendeu a todos os nossos requisitos de conectividade e gerenciamento”, enfatiza.
A empresa de logística e armazenagem apresentava anteriormente instabilidade na comunicação com os coletores de dados Wi-Fi, problema recorrente em sistemas sem fio pouco robustos e não preparados para atender grandes demandas. Inconvenientes comuns como a sobrecarga de dispositivos conectados por pontos de acesso, oscilação do sinal das antenas, áreas sem cobertura de sinal, restrição da intensidade do sinal conforme posicionamento das antenas setoriais e dificuldade na parametrização com dispositivos móveis eram diariamente enfrentados, ocasionando menor agilidade e qualidade nos serviços.
Com a adoção dos equipamentos da Aerohive foi possível extrair o máximo desempenho de suas ferramentas de tecnologia, principalmente em quesitos essenciais como conectividade e gerenciamento, além de operar com uma equipe enxuta e com custos otimizados. “Sem a colaboração da Aerohive não teríamos como atingir estes resultados”, complementa Niehues.
Os novos equipamentos de rede Wi-Fi foram implementados na área de operação do armazém logístico, possibilitando uma conexão estável e de alta performance aos dispositivos fixos e móveis utilizados no setor para a visualização de e-mails, acesso à rede e telnet (WMS). Já na área administrativa, os APs da Aerohive proporcionaram melhor desempenho da rede corporativa em serviços como SIP Phone, vídeo conferência, entre outros, além de permitir a visibilidade e controle das aplicações utilizadas no ambiente Wi-Fi
“Com o crescimento da operação de armazenagem nos últimos meses, estamos monitorando a necessidade de uma expansão da nossa estrutura no local ou até mesmo em outras unidades. Estamos tranquilos com o trabalho realizado e confiantes de que podemos realizar uma expansão sem ruído, devido a arquitetura de wireless cooperativa e sem controladora que a Aerohive nos oferece” finalizou Niehues.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.