Com um público altamente qualificado e determinado a fechar negócios, a Fispal Tecnologia 2016, maior feira das indústrias de alimentos e bebidas da América Latina, mostrou que o momento é de retomada para o setor. Durante os quatro dias de evento, profissionais de toda cadeia produtiva puderam conferir os últimos lançamentos em soluções de automação, como robôs colaborativos, dispositivos inteligentes de inspeção, embalagens flexíveis e assépticas, máquinas conversando entre si, além de equipamentos inovadores alinhados com o conceito de menor custo, sustentabilidade e segurança de alimentos.
O evento, que aconteceu no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, contou com a participação de 2 mil marcas e 80 expositores internacionais e recebeu milhares de visitantes, de mais de 38 países, como Alemanha, México, Rússia, China, Colômbia, Itália, Emirados Árabes Unidos, Paraguai, Senegal, entre outros. “Em um ano desafiador como este, fomos surpreendidos positivamente. A Fispal Tecnologia mostrou que o mercado está se recuperando. Os expositores saíram extremamente reanimados, com negócios fechados para os próximos meses. Posso assegurar que este evento contribuiu diretamente e indiretamente para impulsionar a retomada das indústrias de alimentos e bebidas”, afirma Clélia Iwaki, diretora da Feira.
Segundo a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – que representa cerca de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, o ponto alto da edição deste ano foi a qualificação dos visitantes, “a partir do que nossos associados, expositores, nos reportaram, a Fispal Tecnologia 2016 teve um fechamento bem positivo. A Feira teve compradores mais qualificados. Temos um associado que fechou no evento um projeto grandioso que se arrastava há anos. A Fispal Tecnologia é a porta de entrada para os negócios que impulsionarão boa parte do faturamento anual destas empresas”, comenta Daniel Machado, gerente executivo de Câmaras Setoriais da entidade.
O público visitante teve ainda a oportunidade de assistir palestras sobre temas relevantes para adaptar seus negócios e produtos ao momento econômico atual e às novas demandas do consumidor e das regras de fiscalização. Gestão energética eficiente, publicidade infantil de alimentos, nova legislação de recall, normas de rotulagens de alergênicos, oportunidades do mercado de microcervejarias, tendências dos segmentos de lácteos e cárneos e tecnologias aplicadas às embalagens estiveram em pauta durante a programação de conteúdo.
Organizada e promovida pela Informa Exhibitions, a Fispal Tecnologia teve nesta dição o apoio das principais entidades e veículos do setor, como ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, ABIAM – Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos, ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET, A.B.B.A. – Associação Brasileira dos Exp. e Imp. de Alimentos e Bebidas, ABIVIDRO – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro, ABRE – Associação Brasileira Embalagem, ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, ABIEC- Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, Food Safety Brazil, CervBrasil – Associação Brasileira da Indústria de Bebidas, ITAL – Instituto Brasileiro de Alimentos, ABIEF – Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis, ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, ABRALOG – Associação Brasileira de Logística, ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, Food Safety Brazil, Guialat – Central de Fornecedores de Laticínios, IAE – Instituto Argentino del Envase, Instituto de Embalagens, Milk Point, Revista e Portal Logístico, SBCTA – Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos e SENAI-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, dentre outros.
Rodada de negócios para intercâmbio comercial
Mais de 260 reuniões movimentaram as rodadas de negócios organizadas pela Fispal Tecnologia, em conjunto com o Think Plastic Brazil, programa de apoio à exportação de plásticos criado pelo Instituto Nacional do Plástico e pela a Apex-Brasil. A ação, que aconteceu nos dois primeiros dias da Feira, promoveu o intercâmbio comercial entre empresas compradoras do Chile, Colômbia Argentina, Peru, México, Costa Rica e Uruguai e 56 empresas brasileiras, totalizando US$ 374 mil em negócios.
Satisfação dos expositores
Confira a seguir alguns depoimentos de expositores que participaram da 32ª edição da Fispal Tecnologia.
Nível qualificado dos visitantes gera otimismo na Magnoflux
“O nível qualificado dos visitantes da Fispal Tecnologia é o fator que alimenta o nosso otimismo para o restante do ano, em meio ao atual cenário de incertezas econômicas do País. O mercado retraído nos deixou um pouco receosos. Porém, o movimento apresentado na feira fez com que nossa baixa expectativa fosse superada. Os contatos realizados deixaram boas impressões na empresa, principalmente pelo fato de, historicamente, a Fispal Tecnologia colaborar com 50% dos negócios concretizados ao longo do ano”.
Érico Gajardoni – diretor Comercial
Águia Sistemas se surpreende com número de contatos
“É a nossa primeira vez na Fispal Tecnologia, e neste momento de crise do País nós não estávamos com uma expectativa grande de visitantes com capacidade de bons negócios, mas a feira surpreendeu e muito. Desde o primeiro dia tivemos visitações muito boas, pedidos de projetos e muita gente se interessou pela tecnologia que apresentamos na feira – software de automação para sistema de transportadora. Ele foi o nosso diferencial e acreditamos que também agregou muito para o evento”.
Priscila Scheffer – gerente de Marketing
Para Gotesp, Fispal Tecnologia é a vitrine mais eficiente do setor
A Fispal Tecnologia é hoje o espaço mais eficiente para marcar presença no mercado, expor as novidades e fortalecer a marca. Durante os quatro dias do evento, recebemos diversos clientes estratégicos. Esta foi a oportunidade de mostrar todo o nosso portfólio de equipamentos em um único lugar.
Claudio Brito – engenheiro de vendas
Amcor estreia com estande lotado e perspectiva de novos acordos
Estande movimentado, negociações a todo vapor e presença de empresas dos mais variados perfis. Essa foi a experiência vivida pela Amcor na Fispal Tecnologia. “Estamos positivamente impressionados com a feira. Em alguns momentos, não tínhamos onde sentar. A edição deste ano marca a estreia da empresa no evento. Entre os pontos positivos, está a oportunidade de negociar com marcas que estão começando no mercado. Atendemos muitas empresas de pequeno porte com alto valor agregado”.
Karina Borin – coordenadora de Marketing
Inox Biaso comemora negócios e oportunidades oferecidas pela Feira
As participações da Inox Biaso em edições da Fispal Tecnologia são sempre muito proveitosas no âmbito dos negócios, conforme ressalta a diretora, Daniela Biaso. Este ano não foi diferente. Novos contatos realizados e projetos encaminhados com clientes já fidelizados deixam a empresa otimista para o restante do ano. “Com apenas um projeto recuperamos todo o investimento feito na feira”, comemora. Estar no evento é sinônimo de faturamento. A diretora revela que os negócios realizados a partir da Fispal Tecnologia contribuem, historicamente, com 30% de todo valor movimentado no ano. Outro ponto comemorado foi a oportunidade de dialogar com outros segmentos, além do alimentício, como químico e cosmético.
Daniela Biaso – diretora
Scholle vê Fispal Tecnologia como um palco para lançamentos e relacionamento
Um palco para lançamentos e relacionamento, é o que define a Fispal Tecnologia. Por isso escolhemos esta Feira para apresentar nossos lançamentos em embalagem “bag-in-box” e sistema de envase asséptico, principalmente para o segmento de produtos frescos, como sucos. Tivemos a oportunidade de expor as vantagens de cada solução para clientes e prospects e já estamos com negócios engatilhados para o pós feira.
Rodrigo Duarte – diretor comercial
Depois de resultados acima da previsão, SEW confirma participação em 2017
Estamos na Fispal Tecnologia há mais de 25 anos. Mesmo com o momento de retração do setor, estamos muito satisfeitos com os resultados gerados na edição deste ano. Podemos alegar que superou nossas expectativas em termos de negócios fechados, visitação e prospecção. Além disso, muitos dos expositores também são nossos clientes, o que intensifica a importância da Fispal Tecnologia para o nosso business. Diante destes fatores, inevitavelmente já confirmamos a nossa participação no próximo ano, que terá um novo palco, muito mais moderno e atrativo para os visitantes.
Carlos Rogério – analista de marketing
Novidades para 2017
A Fispal Tecnologia se confirma a cada ano como o principal palco de lançamentos, negócios e networking do setor de alimentos e bebidas na América Latina. Prova disso é o fato de 45% das marcas expositoras já terem renovado contrato para a próxima edição. Para atender a demanda dos visitantes e expositores, a edição de 2017 terá um novo endereço: o São Paulo Expo, antigo Pavilhão Imigrantes. Situado na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, o complexo arquitetônico multifuncional tem 100 mil metros quadrados de área construída, sendo 40 mil metros quadrados do antigo pavilhão, agora totalmente reformado, 50 mil metros quadrados da nova área de exposição, 10 mil metros quadrados do centro de convenções, além de um edifício garagem com 4,5 mil vagas.
Com data já definida para o próximo ano – de 27 a 30 de junho – a Fispal Tecnologia terá ainda outra grande novidade: a setorização da planta. Todo o conteúdo online e a disponibilização dos estandes serão segmentados em 7 categorias: máquinas para embalagem; marcação e codificação; embalagens; equipamentos e acessórios; processos; automação e logística. O objetivo do novo formato é facilitar a visitação, já que todo o pavilhão será separado por cores, e direcionar melhor as ações e campanhas digitais.