O Natal é uma das datas mais esperadas pelas grandes empresas e a principal época comemorativa do ano. Em 2023, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 133 milhões de consumidores irão às compras e as vendas devem movimentar, no período, quase R$ 75 bilhões.
Para acompanhar a dinâmica e agilidade que a época demanda, a FM Logistic do Brasil, um dos principais operadores de logística e supply chain, direciona atenção especial para a data, tanto no varejo físico, e-commerce e omnichannel. As festas de final de ano, além de movimentarem a economia, geram emprego e renda para a população. A empresa ampliou em 100% o quadro de colaboradores temporários, totalizando quase 245 profissionais dedicados e que responderão pela movimentação de, aproximadamente, 160 mil pedidos, com destaque para produtos dos setores de cosméticos e beleza.
“A logística desempenha um papel fundamental durante o período de Natal em razão do aumento expressivo na demanda por produtos. É importante um planejamento estratégico no gerenciamento dos estoques, na pontualidade das entregas, otimização das rotas de distribuição, tudo isso alinhado a uma estruturação antecipada que dará suporte à toda cadeia de suprimentos para que o consumidor final tenha uma experiência de compra satisfatória”, explica Luciana Lacerda, diretora de operações da FM Logistic do Brasil.
Com consumidores hiperdigitalizados, a cada ano é esperado um número maior de compras no e-commerce. Hoje, o dinamismo operacional é muito maior para suprir a alta demanda nas negociações, da rapidez dos marketplaces, gerenciamento de estoques e, claro, a entrega final. “Seguimos apostando em um aumento dos serviços oferecidos pela empresa à logística do comércio online, com soluções multicanais”, afirma a executiva.
No Brasil, a FM Logistic conta com uma área total de armazenagem de 80 mil metros quadrados, distribuída em três centros de distribuição multiclientes localizados em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A taxa de ociosidade dos CDs está praticamente em 0%.