O Centro Universitário Eniac, localizado em Guarulhos, SP promoveu, do dia 9 a 11 de maio último, das 18 às 22 horas, em suas dependências, a Feira de Logística 2022 – Eniac (ENIACLOG), no intuito de estreitar os laços entre o mercado profissional e acadêmico, proporcionando integração entre alunos, professos e profissionais do mercado.
“A proposta também foi abordar a inovação tecnológica e os seus impactos nas operações logísticas, por meio de exposição de equipamentos e palestras para alunos, público externo e demais expositores, oportunizando um networking, tendo em vista que os alunos estão atuando na área e alguns ocupam cargos estratégicos em suas empresas”, afirma Lilo Tomas Nonato da Silva, organizador do evento na Eniac. Lilo é professor universitário de logística e de cursos de gestão e Analista de Melhoria Contínua na Filtros Tecfil.
Também colaboraram para o sucesso do evento Renato José, coordenador de cursos, e os professores Luciana Martines, Vanessa Reyes Manzano e Alexandre Guimarães.
Lilo também lembra que a Feira contou com a participação de cerca de 1200 profissionais, tanto presenciais quanto online, ou seja, cerca de 400 interessados acompanharam o evento por dia.
Além do Grupo Logweb, participaram como expositoras as seguintes empresas: Activa iD, Altamira, Blackcomex, Embalagens Paulicea, Global Acessórios Logísticos, GTR Consultoria, Pisani Plásticos, Retrak e Rod-Car. Já a Universo Transportes ofereceu apoio logístico no transporte de alunos de um projeto social até o evento, durante os três dias – cerca de 45 alunos todos os dias.
Na ocasião, também foi apresentada a Annie, a primeira robô humanoide brasileira e autônoma, desenvolvida pela Activa iD e que está pronta para atuar na indústria 4.0, no varejo, na saúde, no entretenimento e, principalmente, no setor de educação, interagindo com as pessoas e promovendo pesquisas. Por exemplo: informações que estejam no CRM da empresa, no ERP.
E atua, também, como telepresença, podendo representar um diretor, um professor, bem como em palcos, como foi feito no ENIACLOG 2022, participando da abertura do evento com o professor Lilo. Na ocasião, Annie realizou sorteio, divertiu todos os visitantes, palestrantes e organizadores do evento.
Inovação tecnológica
No primeiro dia do evento, foram organizadas duas palestras. A primeira delas, sobre inovações tecnológica e seus impactos nas operações logísticas em Guarulhos, ficou a cargo da diretora de relações econômicas de Guarulhos, Maria Luisa Belo Soares Posseti.
Ela falou sobre os principais impactos logístico que ocorrem na cidade e sobre as principais rodovias, como Dutra e Airton Senna, que ligam diretamente São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Maria Luisa também abordou o aeroporto internacional de Guarulhos, que é o maior da América do Sul, dizendo que a Cidade de Guarulhos tem esses privilégios logísticos, sendo, portando, vantajoso para as empresas de operações logística lá se instalarem.
E para completar a noite houve uma palestra sobre inovação e tendências na intralogística com o diretor do IMAM, Eduardo Banzato, que explicou o conceito – as operações logísticas realizadas dentro dos armazéns – e falou sobre automação nos processos logísticos, onde os sistemas de informação são fundamentais para agilizar os processos de operações logísticas, de modo a organizar com mais rapidez e eficiência.
Após o término da palestra, os alunos andaram pela exposição e conheceram algumas ferramentas utilizadas em uma movimentação logística.
O objetivo destas palestras foi mostrar o atual cenário logístico em Guarulhos e o avanço tecnológico que está havendo dentro do universo da logística, e as melhorias que isso traz para as operações e distribuição logística.
Agência de empregos
No dia 10 de maio, o gestor agência de emprego Eniac, Max Clayton Marques, apresentou uma palestra com o tema “Mercado X empregabilidade em logística em Guarulhos”. Marques falou sobre as exigências feitas pelo mercado de trabalho em relação ao conhecimento específico, habilidades e qualificação que o profissional de logística deve ter para permanecer no mercado de trabalho, e também sobre as disponibilidades de vagas de empregos que a agência de emprego Eniac tem a oferecer.
Marques também deu exemplo da quarta revolução industrial – a empresa 4.0 – e sobre o uso das tecnologias eletrônicas nos processos da logística e o que hoje isso representa dentro das empresas.
No mesmo dia, o diretor industrial da Tecfil, Flavio Montanari Boni, falou sobre a infraestrutura da empresa de um modo geral e sobre a existência de sete robôs em funcionamento no processo de fabricação de produtos, bem como sobre a importância de estarmos constantemente estudando e buscando inovação para se manter no mercado. Outro ponto abordado por Boni foi a loja de EPI, que auxilia o colaborador da empresa a utilizar de forma correta e no tempo correto seus equipamentos de proteção individual. “Se o colaborador não tiver usando os seus EPI ele não conseguirá entrar para trabalhar”, destacou o diretor industrial, apontado, ainda, o controle que essa loja de EPI traz de acordo com o tempo determinado do uso do EPI.
Após o término da palestra os alunos andaram na exposição e conheceram algumas ferramentas utilizadas em uma movimentação logística e tiveram uma explicação com o professor da faculdade Eniac, Alexandre Guimarães, de como desenvolver um currículo e a importância de seu conteúdo de informação. Guimarães também explicou que a maneira certa de se fazer um currículo é seguir as normas da ABNT, para melhor ser visto pelo avaliador de currículo.
O objetivo destas palestras foi mostrar o atual cenário logístico em Guarulhos e o avanço tecnológico que está havendo dentro do universo da logística, e as melhorias que isso traz nas operações e distribuição logística, e mostrar também que o ENIAC tem uma agência de empregos que auxilia os alunos após o término dos cursos, para que tenham uma chance de sair empregado.
Gerenciamento de riscos
No último dia do evento foi ministrada a palestra “Gerenciamento de Riscos e e-commerce”, com o CEO da Opentech, Rodrigo Cesar de Oliveira.
Na ocasião, foi falado sobre o monitoramento através da tecnologia de um software, que permite acompanhar todo o trajeto, desde o ponto de partida até seu destino, permitindo uma melhor segurança para a carga que está sendo transportada. Tudo isso com apenas 600 agentes que operam o sistema e fazem todo o processo de monitoramento dos transportes. Sua capacidade de monitorar em tempo real permite que se tenha um melhor acompanhamento e gera maior credibilidade para com o cliente, promovendo uma queda expressiva de prejuízos, desde possíveis tentativas de roubo até evitando acidentes, que neste caso é o que mais frequente acontecer, que gera muitos prejuízos aos clientes de transporte. O sistema auxilia ainda a controlar as velocidades dos caminhões, a rota feita por eles, evitando desvios e tombamentos.
Após a apresentação, o palestrante respondeu a algumas perguntas, falou sobre a falta de profissionais qualificados para algumas áreas específicas da empresa, enfatizou que existem poucos profissionais qualificados e habilidosos para exercer funções de extrema importância dentro do processo.
Após isso foi realizado o encerramento do evento, quando houve entrega de brindes.
O objetivo destas palestras foi mostrar os mecanismos tecnológicos que hoje existe na empresa 4.0, para facilitar os processos de monitoramento e redução de prejuízos causados dentro do processo de operação logística, fazendo com que haja uma maior redução de assistentes, roubos, perdas e danos.
Empresas expositoras no evento.
Grupo Logweb – Responsável pela publicação da revista Logweb, considerada referência no segmento de logística, também oferece aos profissionais do setor acesso a diversas mídias com informações atualizadas.
Activa iD – Oferece soluções em RFID para gestão e controle de ativos, monitoramento de embalagens, gestão de EPI, gestão de pessoas e controle de ferramentas, além de controle de acesso.
Altamira – Empresa que atua no mercado de logística e armazenagem há 49 anos fornecendo estruturas metálicas. Ao longo desse tempo inovou seus produtos com tecnologia nos processos de fabricação, aprimorando a qualidade e, acima de tudo, respeitando seus clientes, mantendo intercambiabilidade de encaixe entre as estruturas antigas com as novas, com isso seus portapaletes podem ser adaptados e reutilizados indefinidamente.
Blackcomex – Especializada em serviços de logística e seguro internacionais, despacho aduaneiro, gestão de processos, assessoria e consultoria aduaneira/tributária, armazenagem e transporte.
Embalagens Paulicea – Focada no ramo de embalagens de madeira, com suporte para desenvolvimento de projetos sob demanda, atua no mercado desde 1957. Possui estufa homologada para efetuar o tratamento fitossanitário.
Global Acessórios Logisticos – Fornece cintas de amarração de cargas, capas para paletes e telas para separação de cargas.
GTR Consultoria – Empresa brasileira que há mais de 17 anos oferece soluções em sistemas que visam automatizar a coleta de dados no chão de fábrica e divulgar em tempo integral informações relevantes aos gestores, tornando online a gestão a vista dos recursos produtivos e processos da manufatura da empresa.
Pisani Plásticos – Fornece uma ampla linha de produtos, incluindo caixas plásticas em diversos tipos e dimensões e para várias aplicações, caixotes industriais, bandejas, contentores e gaiolas, entre outros.
Retrak – Atua desde 1993, sendo uma empresa especializada em prover equipamentos e sistemas de movimentação e armazenagem de materiais disponibilizando, para locação ou para venda, de uma completa linha de empilhadeiras elétricas e a combustão e transpaleteiras elétricas. É dealer e serviço autorizado da fabricante de empilhadeiras Linde STILL.Rod-Car – Considerada a maior fabricante de equipamentos de movimentação da América Latina e líder brasileira em soluções para estoque, movimentação e verticalização de materiais.