Ford Pro anuncia o início de vendas da van elétrica E-Transit com nova versão chassi

A Ford Pro anunciou que vai iniciar as vendas da E-Transit no Brasil no final de março, trazendo uma nova opção para o cliente de veículos comerciais que busca sustentabilidade nas suas operações com mais eficiência e produtividade.

Além do modelo furgão, que desde 2022 vem sendo testado em um programa piloto com frotistas, a van elétrica inclui uma inédita versão chassi cabine – a primeira do mercado brasileiro no segmento de até 5 t, informa a empresa.

“A chegada da E-Transit é mais um passo importante na ampliação e diversificação da nossa linha de produtos para dar continuidade ao crescimento da Ford Pro, sempre com foco em oferecer a máxima rentabilidade para o negócio do cliente”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A Ford Pro iniciou as operações em 2021 com a Transit Minibus, seguida do lançamento da Transit Furgão. No ano passado, a marca introduziu três novos produtos: a Transit automática, pioneira no segmento, a Transit Chassi e a nova geração da Ranger, com as versões XL e XLS. Os resultados são positivos.

“O nosso volume de vendas de veículos comerciais no Brasil cresceu 60% nos últimos 24 meses. E somamos mais de 5.200 unidades em 2023, considerando comerciais leves e picapes de trabalho. Este ano, o plano é continuar crescendo, incorporando mais novidades no nosso portfólio de produtos e serviços”, completa Lastra.

Eletrificação das frotas

A eletrificação é uma tendência que vem crescendo no mundo e também no Brasil. No curto prazo, a E-Transit tem como potenciais clientes empresas e grandes frotistas focados em investir em operações mais sustentáveis, com menor emissão de CO2 e menor custo operacional. Nos próximos anos, com o incremento da adoção de veículos elétricos, ela deve atender também empresas menores atraídas pelos benefícios operacionais da eletrificação.

A E-Transit já vendeu mais de 40.000 unidades na Europa e nos Estados Unidos, onde é líder do segmento. Na América do Sul, mais de dez empresas participaram do programa de testes do veículo. São clientes do Brasil, Argentina e Chile, principalmente do setor logístico e de e-commerce, com frotas médias e grandes, que rodaram com 11 vans elétricas por mais de 60.000 km em condições reais de operação, diz a empresa. Em breve, o programa será estendido também à Colômbia.

“O desempenho da E-Transit nesses testes foi muito positivo e, como resultado, já fechamos a primeira venda de 300 unidades. Mais detalhes do negócio serão informados oportunamente”, adianta Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A Ford Pro está dando total apoio aos clientes na transição para a eletrificação da frota, com a antecipação de suas necessidades, transformação dos veículos e preparação da infraestrutura de carga. Esse acompanhamento em tempo integral da jornada do consumidor inclui desde a entrega técnica do veículo, treinamento, test-drive e monitoramento via conectividade, até a assistência técnica com um representante dedicado.

E-Transit Furgão e Chassi

A Ford E-Transit é oferecida em duas versões, furgão e chassi, ambas equipadas com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 430 Nm. Além da tração traseira e torque instantâneo, ela tem como diferencial a maior capacidade volumétrica da categoria, de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na chassi, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão, diz Guimil.

Outra vantagem é a autonomia superior à das concorrentes do mesmo segmento, de 317 km (WLTP). A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2 (padrão europeu), com um sistema de gerenciamento de recarga que otimiza a sua vida útil.

Como diferenciais exclusivos, a E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°. Também é a única com três modos de condução – Normal, Econômico e Escorregadio –, que, junto com o sistema de regeneração de energia, contribuem para a segurança e menor custo operacional. O modem de conectividade fornece dados confiáveis e precisos para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota.

“A E-Transit oferece vantagens que vão muito além das emissões zero. O custo de posse é uma delas. O seu trem de força tem 86% menos peças de desgaste que o da versão a diesel e, combinado com o uso da energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor”, explica Guimil.

A E-Transit Furgão está disponível em quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica: L2H2, com 9,5 m3; L2H3, com 10,7 m3; L3H3, com 12,4 m3; e L4H3, com 15 m3. Ela tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B, e sua capacidade de carga varia de 800 a 1.000 kg. Já a E-Transit Chassi tem versões com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 kg. A versatilidade da E-Transit permite o desenvolvimento de projetos de modificação para atender também o transporte de passageiros e outros usos específicos, como ambulâncias.