Fórum de Manufatura destacou soluções para a melhoria da produção

A Dialogia Desenvolvimento de Pessoas (Fone: 11 3567.6550) promoveu, nos dias 20 e 21 de março último, em São Paulo, SP, o Fórum de Manufatura, do qual Logweb foi apoiador.
Por considerarmos o tema de grande relevância, principalmente no atual momento econômico, apontamos a seguir algumas das palestras apresentadas e as avaliações dos palestrantes quando ao Fórum em si.

Redução de custos
Rogério Baldauf, diretor superintendente da ACE Schmersal, apresentou a palestra “Redução de Custos e Perdas e Aumento de Produtividade – Alternativas sustentáveis para reduzir custos com água, energia e combustíveis.” O objetivo foi falar da experiência da Schmersal em alternativas sustentáveis e conscientizar para a responsabilidade das empresas em cuidar do meio ambiente.
Baldauf também avalia o Fórum no atual momento econômico, destacando que “é um momento especial, pois devemos abordar as questões econômicas e, também, as questões socioambientais, ambas muito em evidência. Tanto que, durante o evento, foram passados os resultados em valores e monetários das diversas ações”.

Lean Manufacturing
“Minha palestra foi sobre a importância da transformação cultural para o sucesso na implementação do Lean Manufacturing.”
Assim, o presidente e CEO da Blindagem de Processos Gestão, Consultoria e Treinamento, Luiz Claudio de Assis Mattos, fala da palestra por ele apresentada no evento, que teve o objetivo de sensibilizar a plateia para as transformações culturais impostas pela implementação da filosofia lean, incluindo a necessária mudança no perfil dos diversos níveis de liderança. “Foram sugeridas formas de desenvolver o processo de mudança e mostrados exemplos de como ser bem sucedido na introdução de uma transformação cultural, via apresentação do case study ocorrido na Rolls-Royce Energia, entre 2012 e 2016.”
Mattos também diz que os temas discutidos nos dois dias de Fórum foram muito bem equilibrados e complementares e trataram de questões estratégicas e operacionais muito úteis nas organizações de manufatura que buscam se atualizar e estar constantemente no topo da mudança e inovação. “Exemplos de sucesso na implementação do lean, da excelência operacional, as perspectivas da manufatura 4.0 e as tendências de inovação e modernização do parque industrial brasileiro foram muito bem abordadas.”
Excelência em Manufatura
Flávio V. Reis, diretor de Lean Manufacturing da Caterpillar Brasil, com responsabilidade pela implementação da metodologia Lean nas fábricas e escritórios no Brasil, além de plantas em outros locais da corporação, discorreu justamente sobre a jornada da empresa rumo à Excelência em Manufatura (tema da palestra). “Expliquei o processo desde a definição de uma estratégia para o negócio que inclua essa intenção, passando pela definição do Product Portfolio, pelas várias ferramentas e metodologias, como 6 Sigma, Caterpillar (Toyota) Production System e Lean. O objetivo foi mostrar que a excelência em manufatura não pode ser um ato isolado da área industrial, mas precisa estar inserida em um plano estratégico onde todas as áreas da empresa participam.” Reis também diz que o Fórum foi de alta qualidade com temas bastante relevantes, desde assuntos ligados ao momento econômico, experiências de empreendedores, sustentabilidade, carreira, entre outros. “Rico na diversidade dos temas, no conhecimento dos palestrantes e na riqueza dos debates com os participantes.” Sobre os embasamentos que foram passados aos participantes do Fórum, o diretor de Lean Manufacturing da Caterpillar Brasil diz ter visto excelentes experiências de implementação de Lean, seja em grandes empresas, seja em empresas menores que cresceram na esteira do Lean. “Vimos ótimos relatos sobre como a manufatura está contribuindo com a sustentabilidade.”

Melhoria contínua
“Turnaround na Operação da JDE – Utilizando Técnicas de Melhoria Contínua e Motivação para Potencializar bons Resultados na Manufatura” foi o tema da palestra apresentada por Carlos Eduardo Passini, diretor de Operações da JDE Cafés – marcas Pilão, Café do Ponto e Caboclo, entre outras.
Avaliando o Fórum no atual momento econômico, Passini diz que o evento é muito importante como forma de gerar benchmarking entre as empresas – em suas operações industriais –, para que vejamos o que outras indústrias estão fazendo para aumentar a produtividade, reduzir custos e utilizar seus recursos de modo eficiente. “Consequentemente, a área industrial ajuda as empresas a aumentarem a sua rentabilidade. Olhar sempre o que o vizinho está fazendo, independente do ramo da indústria, ser diferente do seu, ajuda a gerar novos insights e oportunidades.”
Ainda segundo o diretor de Operações da JDE Cafés, fórum passados embasamentos sobre métodos de melhoria contínua que ajudam a manufatura a ser melhor, programas de motivação dos colaboradores que trabalham na manufatura e precisam manter-se motivados para continuar gerando valor para a empresa no dia a dia.

Lean Thinking
O Grupo Petrópolis participou do evento com a palestra “A implantação do Pensamento Enxuto (Lean Thinking) no Grupo Petrópolis”, por Alaercio Nicoletti Junior, gerente da Qualidade e Melhoria Contínua do Grupo, e Diego Gomes da Silva, diretor industrial do mesmo Grupo.
“Na palestra, foi abordada a revisão estratégica do Grupo Petrópolis e seu desdobramento tático-operacional para toda a organização a partir do Lean Thinking”, comentam Nicoletti Junior e Silva.
Eles também destacam a importância do Fórum no atual momento econômico pelo qual o país está passando: “a troca de experiências possibilita aos profissionais da manufatura o contato com as boas práticas de outras organizações e identificação das tendências e modelos de implantações bem sucedidas. E, como bagagem que o participante levará deste evento, podemos citar os exemplos de aplicações práticas com casos de sucesso e insucesso”.