Fórum E-Commerce Brasil 2023 reúnde 21,5 mil congressistas e discute inteligência artificial, tendências de consumo, retail media e experiência do cliente

Discutir as principais tendências e apresentar as soluções tecnológicas mais inovadoras para o varejo e indústria. Esse foi um dos principais objetivos da 14ª edição do Fórum E-Commerce Brasil, que aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 de julho no Expo Transamérica, em São Paulo, e contou com a participação dos principais executivos do varejo e indústria, como Magazine Luiza, AliExpress Brasil, Google, TikTok, Amazon, Nubank e Meta. 

Considerado o maior evento de comércio eletrônico na América Latina, o Fórum E-Commerce Brasil contou com 21,5 mil congressistas, mais de 25 áreas de conteúdo e 220 expositores de diversos setores. Divididos em cinco plenárias principais, que foram categorizadas como Marketing & Vendas; Gestão e Operações; Transformação Digital; Marketplace e Tecnologia, o evento trouxe aos palcos grandes nomes e marcas, somando mais de 300 palestrantes. 

Neste ano, os visitantes puderam contar com uma novidade e tiveram a oportunidade de trocar experiências em outros ambientes além das plenárias de conteúdo técnico, como o auditório de Soluções ou os espaços destinados ao Fórum Investments & Commerce e o US Tech Lounge. O grupo Mulheres no E-commerce também teve uma programação no evento. 

“O uso da tecnologia e da inteligência artificial está crescendo cada vez mais e o varejista deve acompanhar essa evolução e tirar o melhor proveito disso. Por isso, promover eventos como o Fórum E-Commerce Brasil é de extrema importância para o crescimento do setor, pois todos conseguem trocar experiências e conhecimentos que vão ajudar a melhorar os processos e trazer mais robustez para os negócios”, afirma Tiago Baeta, fundador do E-Commerce Brasil. 

Um dos destaques do evento foi a palestra da Luiza Helena Trajano, Presidente da Magazine Luiza, que trouxe suas histórias e enfatizou a importância da experiência do consumidor. Segundo ela, “um cliente que reclama são dez que você perde. Escute os clientes, pois são eles que apontam onde estão os problemas”. Por isso, é importante que os empreendedores criem estratégias que vão surpreender e conquistar seus consumidores e, para isso, é fundamental que eles lembrem de como foram suas primeiras vendas e o que eles sentiram. A executiva ainda enfatiza: “Venho de uma cultura na qual o cliente é tudo, o atendimento é uma relação muito importante. O maior desafio é crescer e não perder isso”. 

Já Sebastian Barrios, VP de Tecnologia do Mercado Livre, enfatizou que a inteligência artificial terá um impacto cada vez maior no dia a dia das pessoas. Por isso, a empresa está apostando cada vez mais em usar a IA para melhorar a experiência dos clientes e aperfeiçoar a eficiência da companhia. 

Outro ponto alto do evento foi a palestra da Gleidys Salvanha, Diretora de Negócios para o Varejo do Google, que enfatizou que a nova era do marketing será impulsionada pela inteligência artificial e que o cliente está cada vez mais no centro dos negócios e eles gostam de ditar as regras. 

A executiva afirma que o comportamento do consumidor não é baseado apenas em pesquisa e compra, pois este considera gatilhos, exploração, avaliação e compra. Pensando nisso, Gleidys Salvanha explicou os cinco princípios da jornada, ou full Journey, que deve ser usada no lugar da estratégia de full Funnel, pois ela envolve interação, categoria, usuário, dia e momento e que, na visão dela, deve ser o novo direcionamento da Inteligência Artificial – conexão e criatividade.   

Outro grande destaque foi a palestra do Galvão Bueno, que encerrou a plenária Marketing & Vendas no último dia do evento, onde ele contou os motivos que levaram a criação da sua empresa, Bueno Wines, que vende seus produtos via site e Zé Delivery. 

Durante a palestra o narrador e comentarista abordou a importância de participar deste segmento. “Fico orgulhoso de fazer parte de um setor tão importante e de falar para um público tão qualificado. Sou, mais do que tudo, um contador de histórias e fundei a Bueno Wines baseado em minha inquietude por projetos e guiado por três noções: paixão, coragem e responsabilidade”, pontuou o locutor. 

Outros pontos altos do evento ficaram por conta das palestras de Janaína Pimenta Attie (Chefe de Divisão Denor do Banco Central do Brasil); Briza Bueno (Diretora da AliExpress Brasil); Felipe Mendes (General Manager Latin America da GfK); Frederico Mardegan (Diretor Digital & Omnicommerce da Samsung); Matteo Ceurvels (Analista Senior Latam e Espanha da eMarketer); João Appolinário (fundador e CEO da Polishop); Eduardo Muniz (CMO da Mondial) e Victor Jorge  e Gabriel Ferreira (Measurement Partners do TikTok).  

“Estamos muito honrados com o resultado do evento. Foram três dias com conteúdos de extrema relevância e muitas trocas de experiências entre grandes players do setor. Por isso, me orgulho em dizer que para 2024, a 15ª edição será no novo Anhembi, com uma estrutura ainda maior, para que possamos elevar o número de palestrantes e expositores e, assim, poder ajudar para o crescimento do setor varejista. Inclusive, já temos grandes marcas interessadas em participar da próxima edição e tivemos uma excelente taxa de renovação das cotas de expositores para o ano que vem”, finaliza Baeta, fundador do E-Commerce Brasil.