Na manhã do dia 5 de abril, segundo dia de evento, após as palestras introdutórias de representantes do Supply Chain Council, foi a vez do Dr. Paulo Sergio de Arruda Ignacio, pesquisador da LALT / FEC / Unicamp, destacar o tema “O Fator Humano e a Excelência de Gestão da Cadeia de Abastecimento”.
De acordo com ele, a logística deve desenvolver modelos adequados para prestação de serviços, em função das transformações ocorridas nesse setor, sendo que esses modelos devem prever a integração da cadeia pelo investimento em tecnologia, rede de relacionamentos e, principalmente, no capital humano da força de trabalho, valorizando o conhecimento, especialidades, habilidades, experiência, criatividade, pensamento estratégico e facilidade de comunicação.
O objetivo da apresentação de Ignacio foi promover aos espectadores uma análise da força de trabalho como um fator diferenciado na prestação dos serviços logísticos, em busca da excelência nos resultados do desempenho da gestão da cadeia de suprimentos.
Palestra da Embaquim enfoca o Bag in Box
No mesmo horário da palestra do pesquisador da LALT / FEC / Unicamp, em outro auditório Renata Canteiro, diretora técnica & desenvolvimento da Embaquim, falou sobre o Bag in Box, uma alternativa sustentável de embalagem.
Ela começou a apresentação falando da sua empresa – que produz filmes, além de formar embalagem e realizar a injeção de peças plásticas usadas no sistema – e em seguida apresentou a atuação da Embaquim no mundo, os seus diferenciais até chegar à Bag in Box.
“Trata-se de um sistema de embalagem plástica flexível com duas camadas, válvula e tampa que é acomodada em uma embalagem rígida e que permite redução no volume de armazenagem vazia até 80%, se comparada com a embalagem rígida, além de proporcionar a redução de até 90% no volume de plástico gerado após o uso. E é apresentada em capacidades de 1 a 1200 litros”, explicou Renata.
Em seguida, ela apresentou dois cases: o da Lúmem Químico, que envolveu a substituição de tambores para envase de produtos para a indústria têxtil, e o da Fit Pack, aqui abrangendo a substituição do processo de lavagem do IBC – o Bag in Box é usado no interior do IBC.
Gestão por Indicadores Aplicados ao Transporte é tema de palestra da BGM Rodotec
Em outro auditório, Valter Luiz da Silva, da BGM Rodotec, abordou o tema Gestão por Indicadores Aplicados ao Transporte, passando por conceitos e melhores práticas na gestão por indicadores.
Ao longo da apresentação, Silva compartilhou com os espectadores exemplos reais nas áreas administrativa, financeira, operacional, manutenção, estoque e compras. Na sequência, apresentou recursos de ferramentas de Business Intelligence.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.