Fórum Santos Export 2007 termina com boas notícias para o Porto de Santos

Terminou no dia 9 de outubro último a quinta edição do Fórum Santos Export 2007, realizado em Santos, SP. Durante os dois dias de evento foram discutidas políticas e soluções para o Porto de Santos.

O fórum contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, José Serra, e do ministro Pedro Brito, secretário nacional de portos.

Marcaram presença também Mauro Arce, secretário de estado dos transportes; Paulino M. da Silva Vicente, diretor de infra-estrutura e serviços da CODESP; o deputado Ricardo Trípoli; Francisco Graziano Neto, secretário de estado de meio ambiente; Wilem Manteli, presidente da ABTP; Carlo Lovatelli, presidente da associação brasileira de agronegócio, além do jornalista Arnaldo Jabor, que abordou em sua palestra o momento político que o país atravessa.

A edição deste ano privilegiou três grandes temas: Gestão Portuária, Legislação Ambiental e Infra-Estrutura. O fórum tem por finalidade conscientizar tanto empresários quanto investidores sobre as ações necessárias para o desenvolvimento do Porto de Santos – como a construção de novos terminais e a melhoria dos acessos rodoviários, ferroviários e marítimos.

Novidades

Em pronunciamento durante a solenidade de abertura do fórum, o governador do Estado de São Paulo, José Serra, anunciou que começarão em novembro as obras do viaduto sobre a linha férrea da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera-Guarujá) no km 262. O objetivo dessa obra é facilitar o acesso à Margem Esquerda do Porto de Santos e ao Pólo Industrial de Cubatão. Além disso, de acordo com a previsão do ministro Pedro Brito, o Porto de Santos poderá ser considerado um porto concentrador de cargas (um hub port) quando as obras de dragagem e aprofundamento de seu canal forem concluídas. “Queremos consolidar a posição de Santos como o maior porto concentrador da América Latina”, afirmou o ministro. Segundo ele, “podemos dar início às obras até o final do primeiro semestre de 2008”.

Estatísticas

Segundo a Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo, o Porto de Santos apresentou um incremento de 10,48% no primeiro semestre deste ano, atingindo 38,88 milhões de toneladas – um novo recorde. Estima-se que ele irá fechar o ano com 81 milhões de toneladas, um aumento de 6,17% em relação a 2006. Além disso, na balança comercial Santos, mantém uma permanente liderança somando US$ 33,1 milhões com participação de 26,3% do total brasileiro. A corrente comercial do Porto de Santos representou no período o total de 5,5% do PIB acumulado até junho (US$ 601,4 bilhões).