A Foton Caminhões, após fechar acordos com grandes fornecedores que atuam no País, está em fase final dos testes de rodagem de seus protótipos de 10 toneladas, o Foton 10 – 16DT. Este será o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil em 2016 e sairá da linha de produção com mais de 65% de conteúdo nacional, atendendo aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além do FINAME.
O caminhão nacional de 10 toneladas da Foton contabiliza 34 fornecedores locais já nomeados. Conceituadas marcas como a Cummins, para fornecer motores; ZF, para transmissão; Knorr, para conjunto de freios; Sachs, para embreagens, Maxion, para chassis e rodas; Dana, para eixos e cardan; Voss, para conexões; Pirelli, para pneus; Monroe, para amortecedores; Bepo, para tanque de combustível; Rassini, para feixes de mola; Heliar, para baterias e ThyssenKrupp, para as barras estabilizadoras, são destaques.
Protótipos equipados com estes componentes nacionais estão em avaliações técnicas pela engenharia da Foton circulando em diversas regiões do Brasil, enfrentando diferenças de temperatura, relevo e pavimentações boas, ruins, além de estradas de terra batida. De acordo com Leandro Lucki Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da empresa, esta é a fase mais importante para validarem o modelo como o mais adequado para operações em grandes centros urbanos por todo o País. “Os veículos já rodaram em diversas condições como urbana, rodoviária, além de trechos off roads, com todas as configurações de cargas sendo vazio, ½ carga e carregado”.
Segundo Gedanken, foram realizadas importantes alterações técnicas no projeto original chinês. “São sempre feitas melhorias quando da nacionalização de um produto. Neste caso, por conta do tipo de pista e terreno do Brasil e dos perfis de carga, a Foton Caminhões realizou alterações para melhorar a performance da suspensão, oferecendo mais resistência, flexibilidade e conforto”.
O desempenho dos caminhões está totalmente de acordo com os objetivos estabelecidos pelos times de engenharia da Foton Brasil e Foton China. “O comportamento dos primeiros caminhões nacionais da Foton ficaram acima das expectativas. A nova suspensão realmente demonstrou ser muito mais adequada às condições encontradas no Brasil. O consumo de combustível ficou dentro do especificado pela fabricante de motor Cummins. O motor também foi validado e homologado pela Cummins (P7), garantindo a redução de emissão de poluentes”, conta Gedanken.
Todo processo de nacionalização do Foton 10 – 16DT foi concebido de acordo com o Sistema Modular de Desenvolvimento – Codesign. “Este sistema corresponde à estratégia da Foton Caminhões em utilizar a expertise de engenharia dos fornecedores locais para a montagem e validação do caminhão de 10 toneladas, o qual foi nacionalizado em tempo recorde, cerca de um ano”, finaliza Gedanken.
Diferenciais
O modelo Foton de 10 toneladas é ideal para aplicações em grandes centros urbanos, pois alia agilidade no trânsito com a alta capacidade de carga, além de poder receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas. A força do Foton 10-16 DT vem do motor Cummins de 3.8 I, com 156 cv de potência e torque de 500 Nm. Esse caminhão é o único em sua categoria que oferece a conceituada transmissão ZF 6 S 500 de seis marchas, com Overdrive, que faz com que o motor trabalhe em menor rotação e aumentando sua vida útil e economizando combustível, oferecendo inclusive entrada para tomada de força.
O grande diferencial da Foton é oferecer diversos itens de série em seus caminhões, que são opcionais na concorrência. Os itens são: ar-condicionado, vidros e travas elétricas, MP3, volante regulável, acelerador manual eletrônico, sensor sonoro de ré, defletor de ar, cabine basculante, freios ABS, barras estabilizadoras dianteira e traseira (maior estabilidade nas curvas), direção e embreagem hidráulicas.
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