Fronius lança estação de carregamento de baterias para ambientes externos

As indústrias que desenvolvem atividades logísticas e intralogísticas e que, em geral, trabalham ininterruptamente com empilhadeiras elétricas, necessitam, por vezes, de salas inteiras para abrigar as estações para o carregamento das baterias, o que acaba exigindo muito espaço físico em seus centros fabris.

Para superar este desafio, a Fronius do Brasil, empresa de origem austríaca que, entre outros segmentos, se dedica a desenvolver soluções para carregadores de bateria automotivos e tracionários, acaba de lançar o Fronius Energy Hub, uma estação de carregamento de baterias que pode ser instalada do lado de fora da fábrica, ao mesmo tempo em que fica protegida das condições climáticas e temperaturas extremas.

Flexível e portátil, além de economizar espaço nos corredores e salas de armazenamento, a nova solução da Fronius também atende a todas as normas e requisitos técnicos de segurança para operação de baterias de chumbo-ácido e de íon de lítio, proibida em locais fechados, comenta Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius do Brasil.

Mariana também ressalta que a estação Energy Hub está disponível em diferentes tamanhos e pode ser configurada individualmente de acordo com a necessidade de cada empresa. “A estação é entregue pronta para o uso e pode ser implementada facilmente em qualquer ambiente externo. O cliente precisa apenas de uma superfície livre e uma conexão à rede elétrica. Nós cuidamos do resto”.

Além disso, a nova estações integra inúmeras funções inteligentes, sensor de monitoramento, piso reforçado para uso de baterias pesadas e faixa de LED opcional no lado externo do contêiner, que indica o estado da carga de cada bateria e fornece ao operador da empilhadeira uma visão intuitiva de qual bateria está carregada há mais tempo e que já está resfriada.

“E, para completar, o Energy Hub também pode ser combinado com um sistema fotovoltaico e inversores solares Fronius para reduzir os custos de energia elétrica, proporcionando ainda mais economia e sustentabilidade para a empresa”, completa Mariana.