O Grupo GEFCO, líder europeu do setor de logística automobilística e operador logístico global, apontou durante o evento Automotive Logistics 2015 alguns caminhos para o setor superar a crise econômica. Para a empresa, é necessário maior investimento em projetos de revisão dos modelos operacionais do setor, em conjunto com a indústria.
O objetivo dessa revisão é aumentar a competitividade, superar o atual cenário de dificuldades e preparar os operadores para o crescimento que deverá acontecer no futuro. A proposta foi apresentada por Alex Feijolo, Diretor Comercial e Marketing da GEFCO, em uma conferência durante o evento, que aconteceu no dia 3 de novembro em São Paulo.
A conclusão foi apresentada após uma profunda análise sobre o setor de logística automobilística, que vive um momento de forte pressão para redução de preços, provocada pela redução de volumes e aumento de custos.
Devido a esses fatores, os clientes têm ido ao mercado em busca de preços mais baixos. “Muitos operadores de logística têm cedido a esta pressão, aceitando a redução e maximizando os volumes com a queda contínua da demanda. Porém, precisam continuar investindo em recursos para fornecer os serviços, o que compromete o equilíbrio financeiro no médio e longo prazos”, explica Alex Feijolo.
Com a queda no volume, os modelos e planejamentos logísticos precisam ser alterados: se tornam semanais ou diários em vez de mensais, incluem o uso de veículos de menores proporções e as operações de emergência, antes raras, passam a fazer parte da rotina. “Sob nosso ponto de vista, este momento é o ideal para investir em projetos de revisão dos modelos operacionais, juntamente com a indústria”, concluiu o Diretor Comercial e Marketing da GEFCO.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.