Gerando Falcões e Infracommerce se unem para ampliar entregas em zonas restritas

A Infracommerce, maior ecossistema digital independente para e-commerce da América Latina, se une à Gerando Falcões, rede de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país, em uma parceria estratégica e alcançar as pessoas que não são atendidas diretamente por transportadoras – ou são atendidas com alto custo de seguro, o que muitas vezes inviabiliza a compra.

De acordo com uma pesquisa do instituto Data Favela em parceria com a Locomotiva, 39% dos moradores de comunidades dizem fazer compras pela internet, destes, um terço alega não conseguir receber seus pedidos em casa. “Digitalizar a logística é uma necessidade que surgiu a partir da experiência e do relato de moradores da região e é um projeto que nos enche de orgulho. Também é uma honra trabalhar em conjunto com uma entidade tão renomada como a Gerando Falcões e nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Glória Porteiro, diretora de transportes da Infracommerce.

A parceria, liderada pelo time de transportes da Infracommerce, começou recentemente pela zona norte de São Paulo, onde funciona o Instituto Resgatando Vidas, ONG que faz parte da Rede Gerando Falcões. A área possui 20% do seu território classificado como restrito para entregas — e o apoio da empresa vem promovendo um impacto positivo na região, mudando a realidade através da criação de pontos de entrega e contratação de pessoas das comunidades para as operações, gerando empregos e inclusão social. Futuramente, o objetivo é expandir a iniciativa para outras áreas e estados.

“As comunidades são parte significativa do mercado de consumo brasileiro, chegar até esses consumidores, fortalece as marcas e a própria economia. O projeto favorece a inclusão digital da região”, afirma a diretora de transportes.

A parceria utiliza a expertise do time do Resgatando Vidas para fazer as entregas em regiões não atendidas por demais empresas de logística, fornecendo para os moradores uma experiência de compra com qualidade. “Nosso desejo é que as pessoas possam concluir suas compras usando a sua verdadeira geolocalização, e não tendo a necessidade de enviá-las para outro local”, comenta Glória.

Quanto mais eficiência, mais independência

Um trabalho de consultoria foi realizado pela Infracommerce, que disponibilizou três pessoas do time de Planejamento e Expansão dedicadas ao projeto com objetivo de prestar consultoria de processos e desenvolvimento do layout do Centro de Distribuição da instituição, localizado em Poá, região metropolitana de São Paulo, auxiliando em seu ganho de produtividade e organização. Com essa equipe designada, foi possível escrever os chamados POPs (Procedimento Operacional Padrão), revisitando todo o modelo, armazenagem, recebimento, picking, packing, expedição e controle de qualidade. Além disso, a empresa também pôde redesenhar o fluxo logístico, processos e a organização de estoques – desde o inbound, quando chegam as doações físicas ou jurídicas, até o outbound, com as mercadorias sendo enviadas para a loja física.

“A partir da consultoria conseguimos identificar os principais pontos a serem melhorados, ajudando a Gerando Falcões a ter uma infraestrutura mais sólida e eficiente, que possa gerar mais receitas e ter um crescimento sustentável”, diz Jorge Catani, Diretor de Operações Logísticas da Infracommerce. A ideia da Instituição é ampliar o número de lojas físicas, incluindo outros canais de vendas e, desta forma, diversificar suas fontes de receita com o objetivo de alcançar a sustentabilidade financeira.

“O apoio da Infracommerce tem sido muito importante nas definições e revisões do nosso fluxo de operação do Centro de Distribuição. Pretendemos expandir nossas unidades e contamos com a experiência e o conhecimento dessa parceria”, destaca Mayara Lira, Diretoria de Negócios Sociais da Gerando Falcões.