Gerdau prevê alta de 150% na exportação

Com vendas externas no momento com destaque para Peru, Colômbia e Panamá, a fábrica da Gerdau em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) deve encerrar 2017 com uma exportação de 65 mil toneladas de aço, segundo a estima a empresa. O volume previsto representa uma expansão de 150% sobre as 26 mil toneladas contabilizadas pela unidade cearense em todo o ano de 2016.

A unidade de Maracanaú assumiu uma postura industrial capaz de abastecer a construção civil pesada de países da América Latina, com a produção de tarugos (barras de aço0, barras chatas e circulares, cantoneiras e vergalhões. Ainda assim, apesar da importância assumida pelo mercado externo, o interno continua sendo o mais relevante para a planta.

Mesmo com a larga expansão do comércio exterior entre este e o último ano, a unidade ainda não atingiu o total da capacidade instalada de produção de 198 mil toneladas de aço bruto/ano. Foi por isso que o número de funcionários cearenses – cerca de 200 empregados diretamente – não precisou aumentar, conforme justificou a Gerdau.

“As exportações da Gerdau, a partir do Brasil, alcançaram 510 mil toneladas no segundo trimestre deste ano, e 24% superior frente ao primeiro trimestre deste ano”, acrescentou a empresa sobre como está crescente o envio da produção ao exterior.

 
Fonte: Diário do Comércio